Exposição "Pequenos Formatos" tem visitação até 14 de março, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Artes plásticas14/02/2019 | 18h53Atualizada em 14/02/2019 | 18h53

Exposição "Pequenos Formatos" tem visitação até 14 de março, em Caxias do Sul

Mostra traz 41 telas do pintor canelense Selestino Machado de Oliveira

Exposição "Pequenos Formatos" tem visitação até 14 de março, em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Os “pequenos formatos” que dão nome à exposição do artista serrano Selestino Machado de Oliveira, inaugurada ontem à noite no Sesc Caxias do Sul, são telas que não ultrapassam 30cm por 40cm. As 41 pinturas a óleo trazem naturezas mortas como figos, maçãs e, predominantemente, uvas. Trata-se de uma homenagem do canelense radicado em Nova Petrópolis a Caxias do Sul e sua festa maior, cuja 32ª edição inicia no próximo dia 22. 

A opção pela menor escala, diz Selestino, é uma provocação à tendência entre apresentadores de arte de valorizar quadros pelas suas dimensões, muitas vezes em detrimento da qualidade. 

– Sempre gostei da natureza morta em tamanhos pequenos. Há algum tempo existe uma onda de pensamento de que o quadro tem que ser grande pra ser valorizado, e não é assim que funciona. Uma tela de dois por cinco metros pode ser impactante, mas também pode não ter valor nenhum – avalia.

Autodidata inspirado pelo movimento impressionista, na maioria dos trabalhos Selestino utiliza espátula ao invés de pincel, o que resulta numa maior espessura de tinta. Outro destaque do trabalho são as molduras, pintadas e entalhadas de próprio punho. 

– Ao mesmo tempo que é uma imagem quase fotográfica, logo se percebe que é uma pintura pela camada grossa de tinta em cima, que cria um relevo. A cor também fica mais encorpada, sem transparência – comenta o artista. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 14/02/2019 - A exposição Pequenos formatos, do artista Selestino  Oliveira, ocupa a galeria de arte no Sesc Caxias. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Aos 64 anos e com meio século de carreira, Selestino divide o trabalho artístico com o de professor de pintura e desenho. Além do seu atelier em Nova Petrópolis, leciona na Molduraria Caxiense, em Caxias do Sul, e no grupo SóArte, de Bento Gonçalves. 

As obras que compõem os Pequenos Formatos são todas inéditas, elaboradas exclusivamente para a exposição. Outros trabalhos de sua autoria podem ser encontrados e adquiridos na galeria Arte Quadros, de Caxias. Os trabalhos expostos no Sesc Caxias também estarão à venda, com preços entre R$ 300 e R$ 900. 

Programe-se
O quê
: exposição Pequenos Formatos, de Selestino Machado de Oliveira
Quando: visitação até 14 de março
Onde: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)
Quanto: entrada gratuita

 Leia também:
Agenda: Grupo Ueba apresenta espetáculo "O Incrível Caso do Sumiço das Letras", no sábado
Mundo dos Blocos é opção para a gurizada em Caxias
Reta final de "Malhação" deve ser filmada em Bento Gonçalves
Músico de Caxias grava clipe com participação da tia avó, de 88 anos 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros