Campus 8 sedia duas novas oficinas relacionadas às artes plásticas, a partir de março - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Novidade12/02/2019 | 08h17Atualizada em 12/02/2019 | 08h21

Campus 8 sedia duas novas oficinas relacionadas às artes plásticas, a partir de março

A professora Mayta Fernanda Pasa coordena os atelies de pintura e escultura

Campus 8 sedia duas novas oficinas relacionadas às artes plásticas, a partir de março Lucas Amorelli/Agencia RBS
Com 32 anos de experiência, Mayta promete aulas que abordarão simultaneamente questões práticas e teóricas Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A experimentação de diferentes linguagens é o principal pilar do Programa de Linguagens da Arte (PLA), que vem sendo desenvolvido há mais de dez anos pela Universidade de Caxias do Sul. A iniciativa que funciona como um estúdio livre, aberto à comunidade, estreia a partir da primeira semana de março dois workshops voltados para a produção artística: um atelier de pintura e outro de escultura. Quem ministra os encontros, que abordarão simultaneamente questões práticas e teóricas, é a professora, filósofa e escultora Mayta Fernanda Pasa. 

_Antes tudo ocorria em conjunto, mas ao perceber o interesse da comunidade decidimos criar esses dois momentos. Nos outros semestres notamos o quão produtivas são as aulas. As pessoas têm liberdade para pintar ou esculpir aquilo que gostam e isso as motiva. Os encontros funcionam mais ou menos assim: logo nas primeiras aulas montamos uma coletânea de imagens e descobrimos quais os interesses da pessoa. Depois, partimos para o projeto que será executado utilizando técnicas diversas e, ao fim, comentamos o produto resultante. Esse momento é muito significativo, já que a pessoa se dá conta que dá mesmo, que ela consegue_ explica.

Com 32 anos de experiência no universo das artes plásticas, Mayta está acostumada a lidar com os mais diversos materiais e ressalta que durante os encontros os alunos terão total liberdade para testar e conhecer matérias-primas. Em relação aos "medos de principiante", Mayta é resoluta:  

_Não existe isso de vocação ou jeito. A produção é uma das necessidades humanas. Você pode pegar alguém que nunca segurou um pincel ou trabalhou com argila na vida e ele irá aprender. A insegurança no início é normal, mas passa. É como aprender uma língua nova: aos poucos você vai perdendo o medo de falar. 

Ao longo do semestre, a professora promete, ainda, exercitar questões relacionadas a criatividade:

_ Muitas pessoas não sabem como ser criativas. Eu acredito que isso é uma coisa que você só será se trabalhar. Não existe como aprender a ser criativo teoricamente, você tem que estar com a mão na massa, produzindo. Por isso os ateliers são um lugar de sonho, são um espaço para desenvolver livremente as habilidades.

SERVIÇO
O quê: Atelier de Escultura.
Quando: Inscrições até 5 de março. Aulas às quintas-feiras, das 13h30min às 16h30min.
Onde: no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (Av. Frederico Segala, 3099).
Quanto: Inscrições no site https://bit.ly/2tgVvpV. O investimento totaliza R$ 1.315.

O quê: Atelier de Pintura.
Quando: Inscrições até 5 de março. Aulas às quartas-feiras, das 13h30min às 16h30min.
Onde: no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (Av. Frederico Segala, 3099).
Quanto: Inscrições no site https://bit.ly/2E3YWGB. O investimento totaliza R$ 1.315.

Leia também:  
Sociedade por João Pulita
VÍDEO: Na Capital, grupo reza em frente à espaço que sedia polêmica exposição 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros