Saiba o que os espaços culturais de Caxias planejam para 2019 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Agende-se01/01/2019 | 18h04

Saiba o que os espaços culturais de Caxias planejam para 2019

Bate-papos, oficias e exposições estão na agenda do ano

Saiba o que os espaços culturais de Caxias planejam para 2019 Felipe Nyland/Agencia RBS
Atividades relacionadas à literatura e a participação ativa da família na vida infantil estão na programação do Instituto de Leitura Quindim Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Planos, projetos, atividades e listas de resoluções. Assim como acontece na vida particular, a chegada de um novo ano movimenta também espaços que prestam algum tipo de serviço à comunidade. E quando o assunto é cultura, a movimentação é ainda mais intensa: workshops, rodas de conversa, exposições e outras manifestações artísticas. Confira o que organizadores de espaços culturais de Caxias do Sul estão preparando para 2019:

Alouca Café
O espaço já está programando a primeira exposição de 2019: em janeiro, o café sediará a exposição de ilustrações para quadrinhos, do artista Wagner Carsten. Mesmo sem revelar mais detalhes, a proprietária do Alouca Café, Lidia Ribeiro, promete para maio um grande evento ligado à arte, que irá contemplar diversas galerias da cidade. Atividades tradicionais da casa, como o Alouca'n Draw já está confirmado como atração no ano vindouro, assim como eventos feministas e literários. 

Casa do Caramujo
Para ajudar as pessoas a encontrarem seu espaço por meio do artesanato, a Casa do Caramujo promoverá ao longo de todo o ano oficinas de cerâmica, desenho e contos para adultos, adolescentes e crianças. Adriana Antunes e Ana Júlia Poletto, responsáveis pelo espaço, projetam também a realização de bate-papos com temas diversos.

Instituto Cultural Taru
A grande novidade do Taru para 2019 é a parceria formada com Caixa Econômica Federal, que viabilizará intervenções da Kombi Biblioteca do Taru em escolas da região. Jaque Pivotto, que comanda o espaço, promete ainda continuidade do projeto Voos da Alma e a realização de atividades voltadas para crianças e adolescentes. Além disso, o Taru programa uma agenda mensal com ações relacionadas a literatura e momentos ligados a valorização da espiritualidade. 

Instituto Cultural Samba
O primeiro semestre promete ser movimentado no Samba. Em fevereiro, com a aproximação do carnaval diversas atividades já estão programadas: serão palestras, oficinas e bate-papos ligados à brasilidade e ao samba. Ao longo do ano, outras ações relacionadas as festas populares brasileiras serão promovidas no espaço. Para aprofundar e valorizar a mistura de culturas no país a organizadora do espaço, Jessica De Carli, prevê eventos relacionados ao sincretismo religioso. Já no final do segundo semestre de 2019, um artista de rua será convidado para produzir um mural para o espaço. A ação ocorreu neste ano e o grafite ficou por conta de Derlon.  

Instituto de Leitura Quindim
Volnei Canônica, idealizador do espaço, projeta a realização de atividades relacionadas à literatura e a participação ativa da família na vida infantil. Ao longo do primeiro semestre mostras com temas ligados migração e o folclore brasileiro serão apresentadas no espaço. Em fevereiro serão divulgados dois projetos: o Quartas em Debate, que discutirá temas atuais e o universo infantil, e o Bloco Infantil de Carnaval do Quindim. Ao longo do ano um projeto de contação de histórias e um grupo de pesquisas avançadas em literatura também será criado. 

Espaço Ser
O espaço mantém para o ano que vem uma programação similar a de 2018, com aulas de dança de salão para corpos diversos e reiki. A novidade para o primeiro semestre será uma Colônia de Férias, que promoverá, além de oficinas de dança, o resgate de brincadeiras antigas (cinco marias e amarelinha, por exemplo). 

Casa Paralela
O carnaval é logo ali e a Paralela já está planejando o bloco para curtir o evento. Para o ano, são projetadas exposições de arte e crescimento no número de oficinas ofertadas pelo espaço.

Leia também
Confira a retrospectiva bem-humorada do compositor Cirio
5 melhores estreias da TV em 2018
Projeto do escultor bento-gonçalvense Aido Dal Mass homenageia a vida simples do interior








 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros