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Trabalho em casa11/01/2019 | 14h10Atualizada em 12/01/2019 | 08h36

Confira cinco dicas para organizar um home office produtivo 

Produzir a partir de um "escritório caseiro" está cada vez mais em alta, mas é preciso ter cuidado para não cair em uma grande cilada

Confira cinco dicas para organizar um home office produtivo  Pexels/Divulgação
Quem quer se aventurar no home office precisa ficar atento à estrutura do ambiente para não jogar a produtividade lá embaixo Foto: Pexels / Divulgação
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Acordar mais tarde, trabalhar de pijama, no conforto do sofá da sala, estar perto da família, poder intercalar uma tarefa corporativa a um afazer doméstico ou à prática de uma atividade física, e não pegar trânsito são algumas das vantagens do home office. Produzir a partir de um "escritório caseiro" está cada vez mais em alta, mas é preciso ter cuidado para não cair em uma grande cilada. 

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Trabalhar em casa exige muita disciplina, e, além disso, quem quer se aventurar no home office precisa ficar atento à estrutura do ambiente para não jogar a produtividade lá embaixo. Pode não parecer, mas um espaço desconfortável pode tirar a concentração e tornar a atividade cansativa. 

Pensando nisso, a Impulso Remote listou técnicas, ferramentas e hábitos para aumentar a produção, dar visibilidade ao andamento dos projetos e promover o engajamento da equipe, independente da localização. Confira:

Gerencie seu tempo

Para realizar trabalho remoto, é imprescindível que as pessoas saibam fazer uma boa gestão do tempo. Quando isso é monitorado, é possível conhecer a capacidade de produção de um time e acompanhar as oscilações. Gestão de tempo é uma habilidade que pode ser desenvolvida: monitore quais as atividades são realizadas, defina prazos e acompanhe o tempo gasto para realizar cada uma delas e, assim, analise o que está bom e o que pode melhorar no aumento de produtividade.

Combine horários

Defina uma carga horária a ser cumprida pela equipe. Combinar qual é o melhor horário para cada um realizar seu trabalho é fundamental. O mais comum é que seja em horário comercial convencional, mas variações disso são totalmente possíveis desde que acordadas anteriormente e que este acordo seja cumprido à risca, sem que o controle seja necessário, fortalecendo uma relação de confiança.

Estabeleça tarefas e deadline

Em um trabalho home office, as principais dúvidas e preocupações de gestores e colaboradores estão relacionadas à avaliação do trabalho. Uma ótima forma de evidenciar a produtividade é fragmentar um grande trabalho em pequenas tarefas, estabelecer prazos e monitorar o estágio de execução de cada uma das atividades.

Facilite a comunicação

No trabalho remoto, a comunicação se dá, principalmente, por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens real time e videoconferências. É importante deixar disponível a todos o compartilhamento de informações, até mesmo das decisões mais importantes. Portanto, ferramentas que registram todo o histórico de interação entre a equipe é fundamental e elas devem estar agrupadas em canais com assuntos específicos, para facilitar a organização.

Analise a necessidade de reuniões presenciais

Um dos desafios do trabalho remoto é conseguir definir quando é realmente necessário convocar uma reunião e quando é melhor seguir com as mensagens trocadas nas ferramentas de texto. Equacionar sempre importância, urgência, número de envolvidos e complexidade do assunto vai ser determinante para definir quando a chamada de vídeo deve ser o recurso escolhido e quanto tempo será necessário reservar para tratar cada assunto.

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