Banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, lança seu primeiro álbum em show neste domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música11/01/2019 | 08h00Atualizada em 11/01/2019 | 08h00

Banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, lança seu primeiro álbum em show neste domingo

Apresentação inicia às 16h, na Rua Coberta

Banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, lança seu primeiro álbum em show neste domingo Raquel de Oliveira/Divulgação
Foto: Raquel de Oliveira / Divulgação

Publicada em 1872 pelo escritor argentino José Hernández (1834-1886), El gaucho Martín Fierro se tornou uma das obras literárias mais cultuadas dos hermanos ao narrar os sofrimentos, as esperanças e o modo de vida dos habitantes dos pampas. Quase um século e meio mais tarde, as estrofes reconhecidas como patrimônio cultural da Argentina serviram de inspiração para Mr. Martín Fierro, uma das nove faixas do álbum de estreia da banda Trebbiano, quarteto instrumental bento-gonçalvense nascido em 2016.

Formado pelos músicos Rodrigo Alberti (acordeon), Kelvin Alves (violão), Gabriel Ambrosi (contrabaixo) e William Zandonai (percussão), o grupo mescla diversas vertentes musicais, com destaque para o tango, jazz, milonga, blues e soul. O disco, que recebe o mesmo nome do grupo, foi custeado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e será lançado em show neste domingo (13), às 16h, durante o Mercado de Rua, evento que une gastronomia, música, moda e design na Rua Coberta.

— De início, não sabíamos que estilo tocar. Então reunimos músicos de diferentes estilos e instrumentos e, justamente por isso, conseguimos essa mistura. E a resposta do público foi muito boa. Percebemos isso desde nossa primeira apresentação, na Feira do Livro aqui de Bento, em 2016 — recorda Alberti.

Além da literatura, as composições da Trebbiano são inspiradas em outros formatos artísticos, como o filme uruguaio Una noche sin luna (2014), de Germán Tejeira, e até mesmo nos relatos orais sobre a imigração italiana:

— Temos um conhecido que conta dos antepassados que vieram da Itália e resolvemos fazer uma homenagem. Chegamos no estúdio, apagamos a luz e começamos o ensaio imaginando a viagem para o Brasil, de navio, em condições adversas. Depois, ouvindo a gravação, trabalhamos o material até chegar em uma versão final. Nossas composições foram nascendo assim — explica o instrumentista.

PROGRAME-SE
:: O quê:
show de lançamento do primeiro álbum da banda Trebbiano.
:: Quando: neste domingo (13), às 16h (duração: 90 minutos).
:: Onde: Rua Coberta (Rua Dr. Rolando Gudde), em Bento Gonçalves.
:: Quanto: entrada gratuita. Os CDs estarão à venda por R$ 15.

Leia também:
Garibaldi recebe shows de Nei Van Soria e Rosa Tattooada
Na cozinha: aprenda a fazer doce da casca de melancia
Agenda: filme "Um Divã Para Dois" é atração na Sala de Cinema Ulysses Geremia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros