Associação dos Críticos de Cinema do RS elege os melhores filmes de 2018 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Noite de prêmios e clássico14/01/2019 | 08h48Atualizada em 14/01/2019 | 09h04

Associação dos Críticos de Cinema do RS elege os melhores filmes de 2018

Premiação contou com a avaliação de 50 associados que selecionaram "Trama Fantasma" como o melhor longa estrangeiro e "Tinta Bruta" o melhor filme gaúcho

Associação dos Críticos de Cinema do RS elege os melhores filmes de 2018 Vitrine Filmes/Divulgação
Os vencedores vencedores receberão um certificado Foto: Vitrine Filmes / Divulgação
Pioneiro

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) elegeu os melhores filmes de 2018, em votação que mobilizou seus 50 associados. Trama Fantasma foi considerado o melhor longa-metragem estrangeiro a estrear nas salas brasileiras no ano passado, e Benzinho, o melhor brasileiro. Tinta Bruta e Princesa Morta do Jacuí foram eleitos, respectivamente, o melhor longa e o melhor curta gaúchos da temporada. E o Clube de Cinema de Porto Alegre, que completou 70 anos de atividades, ganhou o tradicional prêmio de Destaque do Ano – entregue anualmente desde a fundação da Accirs, em 2008.

Os três vencedores locais receberão certificados nesta terça-feira, na Cinemateca Capitólio, durante a Sessão Accirs, que exibirá a cópia restaurada e digitalizada do clássico O Desprezo, de 1963, de Jean-Luc Godard. A exibição integra um ciclo, com curadoria de Leonardo Bomfim, que selecionou filmes que refletem sobre o próprio cinema – o longa de Godard narra a história de bastidores de uma adaptação fictícia de Ulisses pelo cineasta Fritz Lang. Após a sessão, além das entregas dos certificados aos melhores do ano segundo a entidade, haverá debate sobre O Desprezo, com os críticos Daniela Strack e Renato Cabral, ambos associados da Accirs.

A sessão, que conta com os apoios da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, terá início às 19h, e os ingressos custam R$ 10 – com meia entrada para estudantes e idosos. Para saber mais sobre a Accirs e a programação da associação, acesse accirs.com.br.

Os melhores do ano segundo a Accirs:

Melhor longa estrangeiro

Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson.

Melhor longa brasileiro

Benzinho, de Gustavo Pizzi.

Melhor longa gaúcho

Tinta Bruta, de Filipe Matzenbacher e Márcio Reolon.

Melhor curta gaúcho

Princesa Morta do Jacuí, de Marcela Bordin.

Destaque Gaúcho de 2018

Clube de Cinema de Porto Alegre

Leia também
Confira o calendário de exposições nas galerias de Caxias do Sul para 2019

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros