Vocal Sem Batuta lança CD com clássicos da MPB, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Música05/12/2018 | 08h00Atualizada em 05/12/2018 | 08h00

Vocal Sem Batuta lança CD com clássicos da MPB, em Caxias

Show de lançamento é neste sábado, no Teatro do Sesc

Vocal Sem Batuta lança CD com clássicos da MPB, em Caxias Mari Nora/Divulgação
Foto: Mari Nora / Divulgação

Imortalizada pela voz quase sussurrada de João Gilberto em 1958, Chega da Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é apenas um dos clássicos da MPB que ganham releitura no primeiro CD do grupo Vocal sem Batuta, que será lançado neste sábado em show no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul. Produzido com recursos do Financiarte, Sambas e Bossas reúne 13 canções que resgatam a cadência de ritmos genuinamente brasileiros.

O repertório, baseado no espetáculo Sala Brasil, também traz pérolas como Wave (Tom Jobim), O Meu Amor (Chico Buarque) e Maricotinha (Dorival Caymmi), além da irreverente Adonirando, uma seleção de quatro sambas de Adoniran Barbosa (1910-1982) com arranjos do maestro Gilberto Salvagni.

— A nossa proposta é resgatar e valorizar a música popular brasileira e é isso que tentamos fazer nesse CD, que tem o repertório construído a partir do nosso espetáculo mais recente. Além da música, o  lançamento traz cenário e figurino que conversam com a temática do samba — garante a mezzo soprano Tadiane Tronca, integrante do grupo vocal desde a sua formação, há 23 anos.

Além de Tadiane, o Vocal sem Batuta é formado pelas sopranos Marisa Lourenço Schaefer e Maria Cleuza Gobetti, pelas mezzo sopranos Luiza Virgína Caon e Cibele Tedesco (também responsável pela direção musical), e pelas contraltos Beatriz Saretta e Jane Zanonato. Em comum, a vontade de reinterpretar canções que marcaram a cena musical brasileira nas últimas décadas.

Considerado pelas integrantes como um divisor de águas na trajetória do grupo, Sambas e Bossas só foi possível após Tadiane e Marisa se aposentarem do serviço público — o que viabilizou a participação do conjunto no edital do Financiarte.

— Sempre tivemos vontade de gravar um CD, mas faltava dinheiro. Inclusive já tínhamos gravado o repertório de outro espetáculo, mas não conseguimos lançar porque não tivemos dinheiro pra pagar os direitos autorais. Foi só no ano passado, quando nos aposentamos do serviço público, que tivemos a possibilidade de fazer um projeto e viabilizar o álbum — recorda Tadiane.

Samba no pé
O espetáculo de lançamento terá participação especial do dançarino Giovani Monteiro.

SERVIÇO
O quê:
show de lançamento do CD Sambas e Bossas, do grupo Vocal Sem Batuta.
Quando: sábado (8), às 20h.
Onde: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2.462), em Caxias do Sul.
Ingressos: 1kg de alimento não-perecível. Os CDs estarão à venda no show por R$ 15.
Informações: pelo telefone (54) 3221-5233.

Leia também:
24ª Maratona de Moda se inicia nesta terça no Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul
3por4: Hélio dos Passos se apresenta em Caxias no dia 15 de dezembro
Tequila Baby traz show comemorativo de 25 anos de carreira a Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros