Técnica de Barras de Access promete desfazer crenças pessoais que limitam o potencial - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Pontos energéticos07/12/2018 | 14h15Atualizada em 07/12/2018 | 14h15

Técnica de Barras de Access promete desfazer crenças pessoais que limitam o potencial

Durante a sessão, 32 pontos energéticos em torno da cabeça são tocados suavemente com as mãos

Técnica de Barras de Access promete desfazer crenças pessoais que limitam o potencial Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A busca pelo bem estar, seja físico ou mental, tem se tornado cada vez mais importante. E é no sentido de ajudar as pessoas nessa procura por uma vida mais leve que surge a técnica de Barras de Access. Criada há quase 30 anos pelo psicoterapeuta norte-americano Gary Douglas, a terapia consiste em “deletar” bloqueios e condicionamentos de pensamento e, assim, abrir espaço para novas experiências. 

Expert no assunto, a facilitadora Mirna Ghizzo ministra, no dia 16, em Caxias do Sul, um curso para iniciar novos facilitadores na técnica, que podem atuar na área a partir do workshop. 

– Basicamente, as Barras de Access são um conjunto de ferramentas de acesso à consciência. Durante uma sessão, 32 pontos energéticos em torno da cabeça são tocados suavemente com as mãos. Essa troca energética faz com que várias crenças limitantes que temos sejam desfeitas. Assim, é possível acessar habilidades que estão adormecidas. Ao correr as barras (como é chamado a aplicação), você limpa o que está te impedindo de avançar na vida – explica a também facilitadora Shaiane Tessmann. 

Com sessões que normalmente duram 1h30min e podem ser feitas em diversos espaços, desde consultórios até ao ar livre, a técnica não tem restrição ou contraindicação, podendo ser aplicada em todas as faixas etárias. Mirna, que trabalha com a técnica há um ano, esclarece que cada ponto tocado está relacionado a um significado, como sexualidade e criatividade, por exemplo.

– Ao fim da sessão você se sente leve, como se realmente tivesse liberado um espaço. Às vezes as pessoas notam essa e outras mudanças logo na primeira sessão, saem se sentindo mais dispostas. Acho importante dizer, também, que as barras atuam na autoestima e combatem a depressão e a ansiedade –  informa Mirna.

A sessão
1.
O paciente deita-se em uma maca, cama, ou em algum espaço que o permita relaxar. Os braços devem ficar ao lado do corpo para facilitar a troca energética.
2. O facilitador senta-se na cabeceira e coloca as mãos na cabeça do paciente.
3. O facilitador, então, inicia a sessão tocando levemente a cabeça do paciente com as mãos. Ao longo da sessão, 32 pontos são pressionados.
4. Durante toda a sessão, o paciente permanece com os olhos fechados em estado de relaxamento.
5. Após “correr todas as barras” (como é chamada a sessão), o facilitador toca levemente no ombro do paciente e o desperta, devagar, do estado de relaxamento.
6. Sentados, o facilitador e o paciente conversam sobre pensamentos e sensações vivenciadas durante a sessão. 

O curso
Para se inscrever e saber mais informações sobre o curso em Caxias do Sul, entre em contato pelo e-mail ribesdesign@hotmail.com. O investimento é de R$ 1,1 mil.

Valor
Cada sessão de Barras de Access custa, em média, R$ 150.

Leia também:
Gilmar Marcílio: a natureza das coisas 
Virtuose da guitarra de 19 anos, Luis Kalil ministra workshop em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros