Orquestras de Carlos Barbosa, Veranópolis e Faria Lemos se unem para concertos natalinos  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Integração12/12/2018 | 10h00Atualizada em 12/12/2018 | 10h00

Orquestras de Carlos Barbosa, Veranópolis e Faria Lemos se unem para concertos natalinos 

Apresentações ocorrerão nas três cidades da Serra

Orquestras de Carlos Barbosa, Veranópolis e Faria Lemos se unem para concertos natalinos  Leandro Rodrigues/Divulgação
Foto: Leandro Rodrigues / Divulgação

Para a tradicional apresentação anual de Natal da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, o maestro Dirceu Andrioli pensou uma proposta diferente:

— Temos, na Serra, orquestras de sopros com finalidades diferentes, mas perfis semelhantes. Aí me surgiu a ideia: por que não fazermos um concerto de natal propondo a união ao invés de cada um trabalhar para si?

E a iniciativa de promover a integração de músicos deu certo. Juntaram-se à Orquestra de Carlos Barbosa, músicos de Veranópolis e Faria Lemos — distrito de Bento Gonçalves. O resultado dessa união poderá ser conferido nos dias 16 (Carlos Barbosa), 19 (Veranópolis) e 21 (Faria Lemos) de dezembro. Ao todo, mais de 60 músicos integram a superorquestra.

— Toda a integração transcorreu perfeitamente por termos orquestras semelhantes. Revezamos as cidades onde ensaiamos e todos aprovaram a união. O repertório acabou sendo por eliminação. Por ser temática de Natal selecionamos um número de músicas e fomos reduzindo conforme se enquadrassem — comenta Andrioli.

Denominado de Natal Caminho das Estrelas, a primeira apresentação ocorre às 20h30min do próximo domingo, ao ar livre, no Parque da Estação, centro de Carlos Barbosa. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas prestigiem o espetáculo, caso haja tempo bom. Em eventual chuva, o evento será transferido para a Rua Coberta.

O tenor Giovanni Marquezeli e a soprano Giovana Sartori complementam com suas vozes vibrantes mais do que necessárias para compor o grande número de instrumentos.

— O mais complicado foi construir o arranjo, por termos muitos instrumentos dobrados. São 10 trompetes, por exemplo, normalmente é metade ou menos da metade disso. Os solistas foram o complemento que faltava. A própria orquestra se emocionou bastante quando eles cantaram no ensaio — complementa Andrioli.

Apesar da temática natalina com temas clássicos alusivos à data, como Ode an die Freude (Beethoven), Nela Fantasia (Ennio Morricone) e Noite Feliz (Franz Gruber) e Angels We Have Heard On High, o repertório é bastante variado e contém outros clássicos, como The Sound of Silence (Simon e Garfunkel), Somewhere over the rainbow (Harold Arlen e E.Y. Harburg) e Mia Gioconda (Vicente Celestino). O concerto tem duração de pouco mais de uma hora, mas, se depender dos músicos, a integração vai durar anos:

— Ainda é cedo confirmar, mas foi praticamente unanimidade: todos querem repetir dose ano que vem, quem sabe até ampliar... — conclui o maestro Dirceu Andrioli.

SERVIÇO

O quê: Concerto Integração - Especial de Natal
Apresentação: Orquestra Municipal de Carlos Barbosa | Orquestra de Sopros de Veranópolis e Fanfarra Bersaglieri
Solistas: Giovana Sartori - soprano e Giovanni Marquezeli - tenor
Quando: 16 de dezembro de 2018 - domingo
Onde: Palco da Estação - Centro - Carlos Barbosa - RS (ou Rua Coberta em caso de chuva)

As demais apresentações ocorrem na Praça XV de Novembro, em Veranópolis (19/12) e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos (21/12).

Leia também
Parque Olivas de Gramado abre nesta terça
Agenda: Fabiano Mazzotti lança "O Livro do Capitel", na quinta


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros