Frei Jaime: situações existenciais - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião01/12/2018 | 05h00Atualizada em 01/12/2018 | 05h00

Frei Jaime: situações existenciais

A vida acontece a partir de um propósito e da persistência, que aproxima o ideal do cotidian

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado é sempre portador de boas notícias e de ótimos sentimentos... Hoje é dia 1º de dezembro... Iniciamos o último mês de 2018... Que seja um mês abençoado... que nosso coração consiga ser a manjedoura para o Menino Deus nascer neste Natal...

"Não é um destino que se cumpre, mas uma escolha que se desdobra." (Pe. Fábio de Melo). 

A vida acontece a partir de um propósito e da persistência, que aproxima o ideal do cotidiano. Viver é simples, apesar da complexidade que está dentro e fora de cada pessoa. A humanidade, desde sempre, fala do destino, como um traçado que determina o que vai ou não vai acontecer. Independentemente da faixa etária, é comum ouvir expressões que confirmam existir o destino, deixando em segundo plano a capacidade de escolher e de optar. A vida, na sua essência, é muito mais consequência do que determinação. O hoje pode influenciar diretamente o amanhã. 

Ser capaz de boas escolhas é algo extraordinário e iluminador. Desde o amanhecer até a noite chegar, é possível desvendar alguns mistérios, encontrar o fio condutor do emaranhado sentimental, que a carência vai proporcionando. O destino passa pelo pulsar do coração, pela agilidade das mãos e pela força de cada passo. A liberdade é um dom precioso, presente em todos aqueles que escolhem abraçar a autonomia. Por isso, ninguém cumpre um destino, mas todos podem fazer acontecer diferentes desdobramentos, a partir de pequenas ou grandes escolhas. 

A multiplicidade de situações existenciais não está determinada, prova disso é que algumas coisas que não foram sonhadas, acabam acontecendo. O segredo reside na flexibilidade, que favorece recomeços, permite outros entendimentos e amplia o universo que existe para além do alcance do olhar. Viver é um segredo que encanta. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

Leia também
Caxiense viveu a Síndrome de Guillain-Barré, abordada na novela "Segundo Sol"
Programação de lançamento do Quindim, em Caxias, terá teatro neste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros