Frei Jaime: momentos especiais  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 27/12/2018 | 06h00Atualizada em 27/12/2018 | 06h00

Frei Jaime: momentos especiais 

A vida vai acontecendo entre momentos ordinários e extraordinários 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... recordando que o ano ensaia sua despedida... dias diferentes, mais festivos e alegres... o movimento parece não ter aquela imposição diária da pressa... Ainda bem que existe tempo para tudo, inclusive para viver mais levemente... Então, vamos lá, antes que o ano termine! 

A virtude de uma pessoa não se mede por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos.” (Blaise Pascal). 

Leia mais:
Frei Jaime: a qualidade da alma
Frei Jaime: Natal, nascer e renascer o amor

A vida vai acontecendo entre momentos ordinários e extraordinários. Os dias são únicos, nada se repete. O cotidiano nem sempre está no elenco das preferências. As pessoas gostam mais de momentos extraordinários. A rotina tem acompanhado a maioria daqueles que aguardam ansiosamente pela chegada do final de semana. Não é saudável estar apenas fisicamente no hoje e com o pensamento fixo no amanhã ou em outro dia da semana. Estar plenamente inteiro, corpo e mente, é uma busca contínua, uma conquista que supõe atenção aos pequenos detalhes de cada dia. Sem dúvida, o melhor lugar para viver é o cotidiano, onde a simplicidade se apresenta de forma elegante e a serenidade encontra aconchego. 

Uma pessoa virtuosa não perde tempo, pois acaba sentindo-se bem em todos lugares. Ter preferências é praticamente natural, mas deixar de gostar deste ou daquele dia da semana é uma atitude que não soma nenhum ganho. Estar alegre e disposto num dia de festa, não é difícil. O desafiador, porém, é estar bem todos os dias, mesmo quando o coração se encontra tristonho. Vale a pena o esforço de gostar da semana, como um todo, e permanecer de pé, independente das tempestades existenciais. 

Quem gosta de viver não sente dificuldade de enfrentar a segunda-feira, nem qualquer outro dia ou momento. A vida seria plenamente diferente se as pessoas não pautassem radicalmente o cotidiano pelas preferências. Os gostos são diversos, mas o amor à vida é determinante. Quem ama viver não se ocupa com reclamações e lamúrias. Tem gente tão feliz ao ponto de festejar os dias ensolarados e também os chuvosos. Um dia, talvez, as pessoas entenderão que não existe ‘tempo feio’, quando o coração está em paz. Tomara que esse dia não demore para chegar. Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!    

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros