Frei Jaime: banhar-se de claridade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião30/12/2018 | 06h00Atualizada em 30/12/2018 | 06h00

Frei Jaime: banhar-se de claridade

Um dos momentos de maior harmonia e de intensa paz é o tempo dedicado à oração

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece o dia mais sereno da semana: o domingo! É o último do ano de 2018... a gratidão está nos sentimentos, no coração, nas palavras, na oração... são tantos motivos para agradecer... Dizer 'obrigado' equivale a uma oração! Sintamo-nos felizes por chegar ao final de mais um ano! Paz na alma! 

"Orar é banhar-se de claridade." (Joanna de Ângelis). 

Leia mais
Frei Jaime: o lugar do outro
Frei Jaime: momentos especiais 

Um dos momentos de maior harmonia e de intensa paz é o tempo dedicado à oração. Nossos avós e nossos pais não possuíam todo conhecimento cientifico, mas sabiam o valor da oração. A história da humanidade sempre contemplou as diferentes facetas da espiritualidade. Impossível entender plenamente o ser humano, sem levar em conta a dimensão espiritual. Um dos ensinamentos mais significativos aconteceu quando os nossos pais nos ensinaram juntar as mãozinhas para rezar. Depois, nos ensinaram dobrar os joelhos. A experiência espiritual permite-nos tomar um banho de claridade. 

Onde está uma pessoa espiritualizada, a luz se faz presente. Num tempo de muita agitação, ansiedade e fragilidade emocional, feliz daqueles que não esquecem de juntar as mãos e dobrar os joelhos. Quando os pais encaminham os filhos para o cultivo da vida espiritual, estão mostrando o caminho da felicidade. O fato de proporcionar uma iniciação, numa determinada religião, não impede que, lá adiante, a pessoa faça a sua próprio escolha. Quando alguém tem uma base religiosa, acaba tendo referenciais para fazer outras escolhas. É comum a troca de religião, pois nem todos se adaptam a um determinado formato. 

O difícil é quando as pessoas se tornam como que 'mendigos', que buscam um pouco de espiritualidade num lugar, um pouco no outro, sem ter um conhecimento específico do fenômeno religioso. Sim, orar é banhar-se diariamente de claridade. Sem a luz espiritual é praticamente impossível dar conta de todas as situações existenciais. As decepções religiosas acontecem quando a pessoa faz da espiritualidade um 'pronto socorro', isto é, vai em busca somente quando precisa urgentemente de alguma coisa. Como é maravilhosa a vida de quem começa e termina o dia com uma prece. Alimentar-se fisicamente é uma necessidade. Alimentar-se espiritualmente é condição para viver com alegria e paz. Banhar-se de luz: um jeito profundo de viver. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!  

Leia também
Canela tem apresentação especial neste domingo
Saiba quais casas noturnas de Caxias terão festa de Ano-Novo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros