Sofre com rinite e sinusite? Ayurveda pode ajudar a prevenir as "doenças da primavera" - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde23/11/2018 | 13h05Atualizada em 23/11/2018 | 13h05

Sofre com rinite e sinusite? Ayurveda pode ajudar a prevenir as "doenças da primavera"

Veja como as técnicas da medicina indiana podem ser benéficas

Sofre com rinite e sinusite? Ayurveda pode ajudar a prevenir as "doenças da primavera" Lucas Amorelli/Agencia RBS
No "shirodara", um fluxo contínuo de óleos essenciais é despejado na testa do paciente com o objetivo de relaxar a mente Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Não há dúvida de que os dias quentes da primavera são um convite para um estilo de vida mais leve. A estação das flores, porém, é época propícia para o surgimento de problemas como resfriados, rinites, sinusites e outras doenças do sistema respiratório, especialmente para quem abusou de alimentos à base de leite e farinha durante o inverno. Segundo o terapeuta ayurvédico Paulo Alvarenga, a estação é o período ideal para fazer um detox e, assim, evitar o surgimento de alergias comuns na temporada.

Descoberta há aproximadamente 6 mil anos, a ayurveda é uma prática medicinal de raiz indiana cujo princípio é preservar a saúde por meio do equilíbrio entre físico, mental, emocional e espiritual. Atuando na área há 12 anos em Caxias do Sul, Alvarenga viu a procura pela ayurveda aumentar significativamente no Brasil na última década, impulsionada por programas de televisão e pela abordagem na novela Caminho das Índias, exibida pela TV Globo em 2009.

Em épocas como a primavera, em função da transição das baixas para as altas temperaturas, o terapeuta recomenda o uso de elementos que aqueçam o corpo. Aqui entram alimentos termogênicos, dentre eles, temperos como pimenta do reino, gengibre e açafrão da terra. Este, também como conhecido por cúrcuma, é um excelente modulador da imunidade, segundo Alvarenga. Além de desobstruírem os canais, ele explica que os termogênicos ajudam a queimar a gordura acumulada.

Biotipos

No caso das alergias, o primeiro passo é o diagnóstico, no qual é identificado o biotipo do paciente, de acordo com o terapeuta ayurvédico. A partir daí, é possível determinar quais os tratamentos e os alimentos mais indicados para aquele perfil corporal. Entre os recursos usados pela ayurveda estão o uso de ervas e fitoterápicos, massagem ayurvédica, cromoterapia, florais e o shirodhara. No shirodhara, o paciente, deitado e com os olhos cobertos por um pano, recebe um fluxo contínuo de um óleo essencial na testa.

– Existem três biotipos: pitta, para pessoas cujos elementos são fogo e água, kapha, para quem é de água e terra, e vata, este último do elemento ar. Para cada um deles há tratamentos e alimentos que podem aliviar os sintomas ou estimulá-los. Controlar as emoções, como raivas, alegrias, pressões, frustrações, também é importante. O segredo está no autoconhecimento – explica Alvarenga.

Dicas!

:: Para estimular o processo de desintoxicação, o especialista sugere beber um copo de água morna com cerca de 20 gotas de limão todas as manhãs, em jejum, hábito que pode ser mantido ao longo de todo o ano, independen-temente da estação. 

:: Outra dica é ingerir, cerca de 20 minutos antes das três principais refeições, uma mistura de meia colher (chá) de gengibre em pó, meia colher (chá) de orégano e uma colher (sopa) de mel.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros