Saiba quais foram os destaques do MDBF 2018, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Agende-se 25/11/2018 | 17h37Atualizada em 25/11/2018 | 17h46

Saiba quais foram os destaques do MDBF 2018, em Caxias

JJ Thames foi uma das atrações do festival na Estação Férrea

Saiba quais foram os destaques do MDBF 2018, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
JJ Thames foi uma das atrações do MDBF, em Caxias Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Zé Pretim

Quando o mineiro Zé Pretim subiu ao Hopson Stage ainda na quinta-feira, o blues ganhou cores mais brasileiras, com tonalidades que lembram a nossa zona rural e o trabalhador sertanejo. O grande trunfo do guitarrista e vocalista foi reverberar no palco sua identidade brasileira misturada à paixão pelo blues, o que resultou em versões emocionadas de canções clássicas do nosso cancioneiro, como Chico Mineiro (Tonico e Tinoco), Rio de Lágrimas (Tião Carreiro e Pardinho) e Um Violeiro Toca (Almir Sater). O caldeirão das referências de Zé Pretim se completou com Kleiton e Kledir (Paixão) e Tim Maia (Sossego), não sem passar por acordes de Bill Haley (Rock Around the Clock), Deep Purple (Smoke on the Water) e até Michael Jackson (Black or White).

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/11/2018. 11º Mississippi Delta Blues Festival, MDBF, no Largo da Estação Férrea. Festival de blues acontece de 22 a 24/11 e conta com várias atrações nacionais e internacionais. Show do Zé Pretim, no palco Hopson Stage. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Leia mais
Primeira noite de MDBF contou com a clássica mistura de atrações, ecoando facetas do blues
Angela Ro Ro e Fred Sunwalk são os destaques da segunda noite do Mississippi Delta Blues Festival 2018
Do estreante Gallie à "prata da casa" Fran Duarte, terceira noite do MDBF empolga 

Ian Siegal

O blues do guitarrista Ian Siegal, atração que fechou o palco principal, trouxe compassos de longe. O britânico fez um show puxado para o country, com participação de músicos caxienses e de outros tradicionais participantes do festival, com o guitarrista Álamo Leal e o harmonicista Joe Marhofer (The Headcutters). Em mais uma passagem pelo MDBF (ele esteve aqui na edição passada), o músico, que tem mais de 25 anos, mostrou toda a desenvoltura que tem influência no talento dos dinossauros do blues e folk como Muddy Waters, Howlin Wolf e Charlie Patton.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/11/2018. 11º Mississippi Delta Blues Festival, MDBF, no Largo da Estação Férrea. Festival de blues acontece de 22 a 24/11 e conta com várias atrações nacionais e internacionais. Na foto Ian Siegal no palco Hopson. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Angela Ro Ro

A voz rouca e as sacadas espirituosas de Angela Ro Ro, aliadas ao fraseado blueseiro do maestro Ricardo Maccord ao teclado, cumpriram com a expectativa de entregar um show memorável às mais de 3 mil pessoas que compareceram à segunda noite do Mississippi Delta Blues Festival 2018, em Caxias do Sul. Por volta das 21h10min, quando a cantora subiu ao palco Magnolia para entoar clássicos como Amor, Meu Grande Amor, Escândalo e Simples Carinho, entre outros, cada fala, gesto ou melodia de uma das principais compositoras brasileiras  fazia um pouco de história em Caxias do Sul.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 23/11/2018. 11º Mississippi Delta Blues Festival, MDBF, no Largo da Estação Férrea - 2º dia. Na foto, Angela Ro Ro, no Magnolia Stage. (Felipe Nyland)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

André Casquilho

Outro show memorável foi o do vocalista André Casquilho e da banda Blues Groovers, no Hopson Stage, sexta. Eles abriram os trabalhos com uma ode ao blues nacional dos anos 1990, resgatando sucessos da Baseado em Blues _ banda seminal da cena brasileira, que teve André como vocalista. Na sequência, o guitarrista paulista Fred Sunwalk demonstrou todo o seu virtuosismo, mas sem deixar de lado o feeling que transbordou em versões de Purple Rain, de Prince, e Ain't No Sunshine When She's Gone, de Bill Withers.

JJ Thames

Um dos melhores shows do palco principal certamente foi o último, do último dia. A norte-americana JJ Thames foi impecável. Lotou a plateia e não deixou ninguém parado. Dona de um carisma ímpar e de uma veia pop muito aflorada, apresentou músicas de um repertório que passa por referências do gospel, do jazz, do country blues, do delta blues, do soul, do funk e até do reggae.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 24/11/2018. 11º Mississippi Delta Blues Festival, MDBF, no Largo da Estação Férrea - 3º dia. Na foto a cantora americana JJ Thames que encerrou o 11º MDBF. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Pedro Strasser e Marcelo Villela

No Hopson Stage, outro ícone do festival, o baterista e saxofonista Pedro Strasser, surpreendeu (se é possível ainda dizer que o talento de Pedrão surpreende) com uma versão do hino nacional tocada em solo de bateria. Foi a abertura ideal para chamar ao palco o cantor e guitarrista carioca Marcelo Villela - um dos precursores do blues no Brasil - que levou ao palco parceiros como o gaitista Toyo Bagoso e o guitarrista Ivan Mariz para apimentar o seu show, dedicado a blues autorais e clássicos como Help Me, de Sonny Boy Williamson, e Dust My Broom, de Robert Johnson.

Leia mais:
Primeira noite de MDBF contou com a clássica mistura de atrações, ecoando facetas do blues
Angela Ro Ro e Fred Sunwalk são os destaques da segunda noite do Mississippi Delta Blues Festival 2018
Do estreante Gallie à "prata da casa" Fran Duarte, terceira noite do MDBF empolga

Para quem não quiser esperar até o final do ano que vem, um alento: o MDBF vai estrear no Rio de Janeiro em maio. A festa em terras cariocas vai ocorrer nos dias 23, 24 e 25 na região portuária e terá conceito de Bottle Tree Edition, repetindo os moldes da decoração realizada por aqui na edição de 2016.   O festival carioca, como adiantou o idealizador do MDBF, Toyo Bagoso,  terá cinco palcos: Bottle Tree Stage, Front Porch Stage, Magnolia Stage, Quiosque Quase 9 e Banca do Blues.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DO SEGUNDO DIA

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros