Saiba cuidar das mini árvores - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Almanaque16/11/2018 | 15h23Atualizada em 17/11/2018 | 14h06

Saiba cuidar das mini árvores

Bonsais são boas opções para quem quer ter uma planta em casa, mas não tem muito espaço. No entanto, atenção: eles exigem dedicação

Saiba cuidar das mini árvores Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Você que já pensou em ter uma planta em casa, mas não tem muito espaço, certamente deve ter ouvido alguma vez que uma boa opção seria ter um bonsai, não? Conhecidos também como mini árvores, os bonsais, hoje com inúmeras espécies, começaram a ser cultivados na China. 

Leia mais
Além dos mais de 70 shows, confira o que fazer e assistir no Mississippi Delta Blues Festival, que inicia quinta-feira
Confira a programação cultural para este fim de semana na Serra Gaúcha
Tríssia Ordovás Sartori: novas experiências
Nivaldo Pereira: a arte de resistir

Mas, além de encantadores, eles também carregam uma característica: precisam de cuidados específicos — e por muito tempo, já que, se bem tratados, podem durar mais de 100 anos. Mas, de acordo com o bonsaísta Edson Fadanelli, de Caxias, não há tanto segredo. Para que um bonsai se mantenha minimamente saudável, ele afirma que é necessário oferecer pelo menos água e luz adequadamente, assim como a maioria das plantas.

– A gente deve lembrar que o bonsai é uma arte viva. Primeiro, precisa de luz, não pode ficar no escuro. A água geralmente é um dia sim, um dia não no verão, e uma ou duas vezes por semana no inverno. Dando água, luz e ventilação, você o manterá viva — resume Fadanelli, que na semana passada promoveu o Encontro Gaúcho de Bonsais em Caxias, evento com ampla programação para quem gosta ou se interessa pela arte dos bonsais.

No entanto, além da nutrição, por meio de água e luz, a planta necessita de podas frequentes, segundo Fadanelli:

— Para que a copa fique bonita, com volume de folhas, é necessário podar. Este procedimento é realizado tanto nas folhas quanto na raiz. Na copa, geralmente é feita de duas a três vezes por ano; na raiz, em um intervalo de dois a três anos.

O bonsaísta argentino Sergio Luciani, que participou do encontro em Caxias na semana passada, faz um alerta: o artista deve respeitar as características do bonsai. Por exemplo: não adianta o dono da planta querer que ela fique em camadas se a planta não suporta esta técnica.

— É importante as pessoas saberem que a técnica para manter um bonsai trata-se de uma negociação entre o artístico e o que a planta pode suportar. O seu desenho precisa respeitar o natural — diz o bonsaísta, especialista e coautor do livro Manual de Bonsai.

"Babá de bonsai"

Para auxiliar quem tem um bonsai, a empresa de Fadanelli oferece um serviço de “babá de bonsai”, que consiste em cuidar da planta enquanto o proprietário estiver viajando, por exemplo:

— Acontece muito no final do ano. É indicado para a pessoa que vai viajar por mais de cinco dias e não tem com quem deixar o bonsai. Sem água nesse período, pode ocorrer uma desidratação, ainda mais nos meses quentes – adianta o apaixonado pelas mini árvores.

O que você precisa saber:

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 10/11/2018. Encontro e exposição de Bonsai que acontece na Floricultura Casa do Bonsai. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

:: Água e luz são indispensáveis para o bonsai. No verão, ele deve ser molhado um dia sim e um dia não. No inverno, a planta deve receber água de duas a três vezes por semana, independente da espécie.

:: Outro segredo de um bonsai saudável e bonito é o vaso, que auxiliará no enraizamento curto, fazendo que a planta permaneça pequena. O vaso de cerâmica é o mais indicado porque mantém a temperatura do substrato e da planta, além de manter a umidade adequada.

:: O preço de um bonsai pode variar de R$ 20 a mais de R$ 10 mil. O que determina o valor são fatores como a idade e o vaso no qual ele está plantado.

:: A indicação é que a poda da planta seja feita em um estabelecimento especializado.

:: Se você desconhece a idade do seu arbusto, procure um especialista. Ele fará o cálculo a partir das características do tronco.

:: Adubar o bonsai também colabora com o crescimento da planta. As orientações sobre o tipo e a quantidade podem ser solicitadas em floriculturas especializadas.

Leia também:
3por4: MDBF 2018 terá estreia da montagem coreográfica "Overseas"
3por4: Monte Belo do Sul tem festival dedicado ao turismo neste sábado
3por4: Gramado recebe loja da Perky Shoes
3por4: Veja algumas obras que estarão no Blues Art Ville, em Caxias
Agenda: 2º São Chico Beatle Weekend inicia hoje e segue até domingo, em São Francisco de Paula 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros