Rodica se apresenta pela primeira vez no MDBF, neste sábado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música23/11/2018 | 07h57Atualizada em 23/11/2018 | 08h12

Rodica se apresenta pela primeira vez no MDBF, neste sábado

Apaixonada pela música afro-americana, cantora faz show ao lado da banda carioca Blues Groovers

Rodica se apresenta pela primeira vez no MDBF, neste sábado Henrique Freire/Divulgação
Foto: Henrique Freire / Divulgação

Inspirada pela imperatriz do blues Bessie Smith (1894-1937) e pelos chamados spirituals (cantos tradicionais afro-americanos que são parte da espinha dorsal do gênero) que a cantora norte-americana Rodica, de 45 anos, desembarca pela primeira vez em Caxias do Sul, neste sábado. Ela se apresenta no palco do MDBF acompanhada da banda carioca Blues Groovers, composta pelo guitarrista Otávio Rocha, pelo baterista Beto Werther e pelo baixista Ugo Perrota. O show será no Magnolia Stage, palco dedicado às grandes vozes femininas e que amanhã também recebe a musa J.J. Thames.

_ O MDBF é um evento de muito reconhecimento, que conquistou e conquista muitas pessoas. Gosto do trabalho de curadoria que traz para ele diversas variedades de blues. Todos os anos é possível ver artistas de diversas vertentes do gênero _ conta.

Conhecida por sua voz rouca e marcante, Rodica teve formação sólida no universo musical, uma vez que estudou o canto lírico por diversos anos. Porém, a cantora distanciou-se da música durante o período em que se dedicou à formação como antropóloga. Atenta aos contextos nos quais surgem as diversas expressões musicais, ela decidiu retomar sua trajetória como cantora há 17 anos, mais ou menos no período que mudou-se para o Brasil. A partir daí iniciou um trabalho que busca demostrar as várias manifestações da música afro-americana:

_ Me identifico com o blues especialmente porque o estilo traz muito da história do povo afro-americano. Como sou antropóloga, acho que mergulhei nisso e sinto muita identificação com as letras e com as mensagens passadas pelas canções.

Com dois discos lançados ao longo da carreira, Do Mississippi ao São Francisco (2009) e Blues in My Blood (2012), a cantora promete, em Caxias, repertório eclético, com músicas que vão de My Baby Ride, Down In Mississippi, até o clássico de B.B. King Why I Sing the Blues. Sobre a primeira participação no MDBF, vibra:

_ Estou muito feliz com a oportunidade de apresentar meu trabalho por aí. 

Onde e quando
Rodica se apresenta: amanhã, às 19h, no Magnolia Stage.

Leia também:  
Angela Ro Ro promete show repleto de sucessos nesta sexta-feira, no Mississippi Delta Blues Festival
Indiano Aki Kumar traz o clima de Bollywood para o MDBF 2018, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros