Pianista André Mehmari se apresenta neste domingo, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música15/11/2018 | 08h00Atualizada em 15/11/2018 | 08h00

Pianista André Mehmari se apresenta neste domingo, em Caxias do Sul

Com entrada gratuita, espetáculo no Teatro Pedro Parenti integra a Mostra Tum Tum Instrumental

Pianista André Mehmari se apresenta neste domingo, em Caxias do Sul Gal Oppido/Divulgação
André Mehmari marcou presença em arranjos da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio Foto: Gal Oppido / Divulgação

Depois dos berimbaus de Sandro Cartier, do embalo jazzístico de Paola Kirst e do bandolim de Hamilton de Holanda, chegou a vez da inconfundível percussão do piano na Tum Tum Instrumental. A mostra traz ao palco do Teatro Pedro Parenti, neste domingo (18), o aclamado pianista fluminense André Mehmari. Em parceria inédita com a Orquestra Municipal de Sopros, o repertório incluirá composições como Cherubin, Frevo Rasgado e Concerto Chorado — sem esquecer, é claro, de uma boa dose de improviso, característica marcante na obra de Mehmari.

— O improviso é um impulso natural que surgiu na minha vida desde muito cedo e continua presente quando toco com meu trio ou em cadências improvisadas, como vou fazer em Caxias. Improvisar é uma antessala da minha composição, como se fosse um aquecimento. É ali que colho as ideias seminais das minhas obras — afirma o artista, cuja paixão pelas teclas surgiu ainda na infância, quando acompanhava as melodias da mãe com floreios ao piano.

Aos 41 anos, Mehmari ostenta uma premiada discografia, além de acumular parcerias com grandes nomes da MPB, com destaque para Maria Bethânia, Milton Nascimento e Flávio Venturini. A versatilidade, aliás, é um dos trunfos que permite ao artista circular com facilidade entre as composições clássicas de suas maiores influências — que vão do russo Igor Stravinsky (1882-1971) ao brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) — e a cadência popular do choro.

— Minha música sempre foi desafiadora de fronteiras. Trabalho com música erudita e com música popular? Na verdade, trabalho com música, desde minha primeira composição. Então não me vejo transgredindo fronteiras, até porque meu público também é variado, frequenta de clubes de jazz a concertos de choro — sustenta o pianista.

Para o maestro da Orquestra Municipal de Sopros, Fernando Berti, o concerto de domingo será uma oportunidade para o público caxiense desfrutar do instrumentista que marcou presença na trilha sonora de 3%, primeira série brasileira da Netflix, e nos arranjos da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio:

— É um sonho antigo da orquestra trazer o André Mehmari para Caxias. Conheço o trabalho dele desde 2007 e lembro ter ficado impressionado com o estilo de escrita nas composições. Sem dúvidas, é um dos pianistas mais reconhecidos internacionalmente. Vai ser bom para a cidade e bom para a orquestra — ressalta Berti.

PROGRAME-SE
O quê:
Mostra Tum Tum Instrumental com show de André Mehmari e Orquestra Municipal de Sopros.
Quando: domingo (18), às 20h (duração: 90 minutos).
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1.333), na Casa da Cultura.
Quanto: entrada gratuita, mas pede-se a doação de um 1kg de alimento não-perecível.
Informações: pelo telefone (54) 3221-3697.

Leia também:
Mais de 25 shows agitam o 2º São Chico Beatle Weekend, de quinta-feira a domingo
Agenda: Orquestra Sinfônica da UCS  apresenta "Ópera Cavalleria Rusticana", neste domingo
3por4: Teodoro e Sampaio se apresentam em Caxias no dia 30 de novembro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros