Pela primeira vez em Caxias, Trash Panda Creek Band fará seis apresentações no MDBF - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Sotaque de Ohio21/11/2018 | 07h00Atualizada em 21/11/2018 | 07h17

Pela primeira vez em Caxias, Trash Panda Creek Band fará seis apresentações no MDBF

Quarteto se apresenta nas três noites do festival

Pela primeira vez em Caxias, Trash Panda Creek Band fará seis apresentações no MDBF Beto Mendes/Divulgação
Foto: Beto Mendes / Divulgação

Tony Lupidi está há tempos no clima do MBDF 2018. Natural de Raccoon Creek, no sudeste de Ohio (EUA), o bandolinista da Trash Panda Creek Band mora no Rio de Janeiro desde 2003 e não esconde a paixão pelos ritmos genuinamente brasileiros, como bossa nova, choro e MPB. Fã declarado de Luiz Gonzaga e Hamilton de Hollanda, o músico norte-americano promete que as seis apresentações do quarteto de cordas no palco, em Caxias, trará um repertório que contempla as origens do blues — mas com vibração tipicamente latina:

— É ótimo ver tanto entusiasmo por esse tipo de música aqui no Brasil, especialmente para os fãs mais jovens. Estamos prontos para fazer um grande show. A Trash Panda tocará uma variedade de músicas de "raiz" de vários gêneros: bluegrass, country & western, gospel e tradicional. Todos são relacionados e influenciados pelo blues, que começou como uma versão secular da música gospel tradicional — comenta Lupidi, que fundou o quarteto já em terras brasileiras, durante uma visita do primo Ken Meek, responsável por dedilhar os acordes de banjo.

O grupo ainda é formado pelo violonista brasileiro Beto Mendes, além do baixista Bruce Henri, que vive em Portugal e visita o Brasil ao menos duas vezes ao ano. Em comum, a paixão pelo blues, ritmo descrito por Lupidi como "uma forma musical expressiva universal":

— É um estilo de música acessível para aprender a tocar. Você pode mostrar a alguém uma escala pentatônica simples em 10 minutos e isso lhe dá uma base para tocar (várias) músicas de blues — completa.

Onde e quando
Trash Panda Creek Band se apresenta nesta quinta (às 19h e 21h10min no Front Porch Stage), sexta (às 23h20min e 1h30 no Flea Market Stage) e sábado (às 19h e 21h10min no Folk Stage).

Leia também:
Músico ministra oficina de maracatu a 195 crianças e jovens atendidos por entidade de Caxias
3por4: Revista Ciao é novidade na área do design gráfico na Serra
Agenda: 2º Despertar do Vale ocorre no sábado e domingo, no Vale dos Vinhedos


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros