Maquiadora e estilistas de Caxias falam das tendências para as comemorações de formaturas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Prontos para a festa09/11/2018 | 14h13Atualizada em 09/11/2018 | 15h19

Maquiadora e estilistas de Caxias falam das tendências para as comemorações de formaturas

O momento especial pede a maquiagem e o look perfeito

Maquiadora e estilistas de Caxias falam das tendências para as comemorações de formaturas Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O momento da formatura é um dos mais esperados da vida de um aluno, seja do ensino médio ou superior. Mas a data, tão especial, pode trazer, além de felicidade, dúvidas em relação à maquiagem e ao traje perfeito. Para escolher a make do grande dia, procuramos a maquiadora Tatiana Piccoli e as estilistas e especialistas em moda Gabriela Basso, Jovana Foresti e Cristine Carvalho para dar dicas de tendências para o grande dia. 

_ Para as mulheres que gostam de uma olhar marcado, a tendência é o smokey glam, um esfumado com glitter no meio. O glitter, aliás, está bem em alta, assim como os tons de marrom. Já para quem gosta de uma maquiagem menos carregada, a aposta deve ser nos tons de pêssego e rosé gold, sempre trabalhando com algo mais leve no olho e com uma pele mais iluminada _ detalha a maquiadora.

Pensando na atemporalidade, ponto chave para criar o visual de formatura segundo Tatiana, a indicação é a escolha por batons em cores clássicas, como o nude e o vermelho, seja ele mais aberto ou mais puxado para o vinho. Além disso, a maquiadora elege como tendência os cílios volumosos e as sobrancelhas com aspecto natural.

_ O importante de tudo é entender o gosto da formanda e sua personalidade. Ver o que ela gosta e ela não gosta porque aquele não é só um dia, é o resultado de todos os anos que ela passou estudando. Gosto de transportar tudo isso para a maquiagem de formandas e acho isso o mais importante de tudo: ela se sentir bem _ afirma Tatiana.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/11/2018 - Reportagem sobre as tendências de maquiagem para formaturas. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
A modelo Gisele Tonatto apresenta uma pele iluminada e tons leves no olharFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/11/2018 - Reportagem sobre as tendências de maquiagem para formaturas. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
A modelo Caliane Raota está maquiada conforme a tendência smokey glamFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Preparar a pele é fundamental

Engana-se quem pensa que a maquiagem se resume apenas aos produtos utilizados. De acordo com Tatiana, que também é formada em biomedicina, para deixar a pele ainda mais radiante para o dia da formatura, é imprescindível que o formando tenha uma boa noite de sono:

_Quando dormimos ocorre o processo de purificação e oxigenação celular. Por isso, uma noite de descanso faz com que a nossa pele fique mais macia e sedosa.

Além disso, levar uma alimentação balanceada e beber água regularmente também ajuda a evitar espinhas indesejadas, por exemplo. O cuidado diário, que inclui lavar, tonificar e hidratar, também é fundamental para manter a pele saudável e preparada para receber a maquiagem, segundo a profissional. Para diminuir as olheiras, a dica é usar compressas de chá gelado.

_ Indico chá de camomila ou verde gelado. Eles ajudam a diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos na área.

As apostas no vestuário

 "A assimetria está com tudo! Os shapes que enfatizam os ombros e marcam a cintura são de uma beleza ímpar. O decote de um ombro só se fortalece com opções que vão desde a alça fina, passando pela manga ou por um ousado babado. A assimetria também pode ser marcada pela fenda que fica localizada no lado oposto ao ombro à mostra, ajudando a alongar a silhueta. Vestidos assimétricos são ousados e a dica é uma boa análise no espelho para se sentir confiante." Jovana Foresti 

Jovana Foresti dá dicas de vestidos para formatura.
Jovana Foresti dá dicas de vestidos para formaturas Foto: Lizi Viezzer / Divulgação
Jovana Foresti dá dicas de vestidos para formatura.
Jovana Foresti dá dicas de vestidos para formaturas Foto: Lizi Viezzer / Divulgação

"Acredito que as tendências são as mesmas que estão permeando toda a moda nos últimos tempos. Não é sobre cores, comprimentos e tecidos específicos, mas sobre atitude! Entendo que as escolhas que fazemos falam muito sobre nós e o principal é ser fiel a quem tu és. Falando mais especificamente da roupa, sinto que o mais legal, e motivo pelo qual tenho tido bastante procura, é escolher uma peça que não vá morrer no armário depois de ser usada apenas uma vez. Por vezes, as pessoas entendem o especial, o elegante, o festivo, como o excesso, seja de adornos, seja de valor. Temos que desmistificar a simplicidade e aprender a ver nela a elegância de escolhas bem feitas. Entretanto, nem por isso o vestido/roupa é menos especial! Quanto mais limpa a modelagem, mais perfeita ela e os acabamentos devem ser. Minha dica, então, é investir em peças lisas, sem muitos adornos e que permitam alterações no futuro, como diminuir comprimento, que pode transformar um vestido de noite em algo apropriado para situações menos formais".
Gabriela Basso 

Gabriela Basso elenca tendências de vestidos de formatura para 2018/19
Gabriela Basso elenca tendências para vestidos de formatura Foto: Tuany Areze / Divulgação
Gabriela Basso elenca tendências de vestidos de formatura para 2018/2019
Gabriela Basso elenca tendências para vestidos de formatura Foto: Daiane Daros / Divulgação

"As pessoas, hoje, buscam uma roupa para celebrar. Quando penso nesse viés, a roupa tem um quê de mais simplicidade, conforto e inteligência. Mulheres e homens estão repensando o que eles usam nesse momento. Todos estão buscando uma peça que não usem só naquele dia, mas que consigam repetir em outros momentos. Para as mulheres, acredito mais nos elementos de duas  peças, como o top com a saia. Além disso, acho que o macacão com assimetria está vindo com muita força. Outra pegada que acho muito importante é de pessoas que estão usando peças de pessoas que fazem ou fizeram parte da vida delas, como formandas que usam vestidos que pertenceram a mãe ou avós. Como cores, indico os tom lavados e rosáceos leves. Para os homens, as formas mais ajustadas estão com tudo, a roupa está mais perto do corpo porque isso dá mais agilidade. Gravatas slim e ternos com cores verde sage, bordo e azul vem com força".
Cristine Carvalho

Cristine Carvalho fala sobre tendências de vestuário para formatura 2018/19
Cristine Carvalho fala sobre tendências de vestuário para formatura Foto: Pintrest / Reprodução
Cristine Carvalho dá dicas de roupas masculinas que serão tendência para formaturas em 2018/19
Cristine Carvalho dá dicas de roupas masculinas que serão tendência para formaturasFoto: Pintrest / Reprodução

Leia também:
Casados por 72 anos, Severina e Thomaso incorporaram à família Radaelli o gosto da sopa imperial 
Confira a programação cultural da serra gaúcha neste fim de semana



 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros