Frei Jaime: do saber ao sabor  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião 06/11/2018 | 05h53Atualizada em 06/11/2018 | 05h53

Frei Jaime: do saber ao sabor 

O conhecimento determina o jeito de viver

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Espantando o sono... acordando em todos os sentidos... Vamos lá que o dia promete... O segredo é não deixar ninguém roubar a nossa paz interior... Com paz, tudo dá certo. E como dá certo! 

O conhecimento que te trouxe até aqui não é o conhecimento que vai te levar pro próximo nível.” 

Leia mais:
Frei Jaime: o pulsar do coração
Frei Jaime: milagres acontecem

O conhecimento determina o jeito de viver. Os níveis são os mais diversos, mas a necessidade é a mesma: ninguém vive adequadamente sem uma boa bagagem de conhecimento. O mundo é infinito, as pessoas carregam consigo um mistério, há um universo a ser desvendado. Somente quem está aberto ao aprendizado é capaz de se situar na infinidade de mudanças e acréscimos diários. 

A defasagem é um processo praticamente natural: o conhecimento de ontem não é suficiente para dar conta do hoje. Quem não se aprofundar e não assimilar novos aprendizados terá dificuldade de acompanhar o que está por vir. A superficialidade deixará muitos à margem da realização. 

A aparência merece cuidados e retoques, mas não será suficiente ter muitos seguidores nas redes sociais para dar conta da interação afetiva consigo mesmo, com os outros e com a complexa realidade, onde cada qual está inserido. Uma dica inteligente: expandir o intelecto para acolher o novo que está sempre em movimento. A bagagem que sustentou a caminhada, até o presente momento, aguarda por acréscimos e atualizações. A grande maioria quer aproveitar a vida, sem ter toda a compreensão necessária para abraçar a existência. A falta de atualização do conhecimento pode levar a pessoa à superficialidade e, ao mesmo tempo, tornar o seu mundo muito pequeno. 

É admirável estar lado a lado com quem não se perde em sentimentalismos ou gasta a maior parte do tempo acessando ferramentas e redes que pouco ou nada acrescentam. Não é necessário passar uma vida dentro de uma sala de aula. O segredo é estar atento, ligado, aberto, sedento de saber. Todos os dias é possível aprender muitas coisas e, assim, ampliar aquela sabedoria que leva à felicidade. Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros