Frei Jaime: alfabetizar sentimentos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião17/11/2018 | 05h00Atualizada em 17/11/2018 | 05h00

Frei Jaime: alfabetizar sentimentos

Olhar sem pressa é a melhor maneira de captar os incríveis detalhes

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado tem a elegância da serenidade e a capacidade de abrir as portas do coração à alegria e à felicidade... Problemas? Estes têm solução, sim... Tudo no tempo certo... Vamos lá! Bom final de semana!

"Aprender a ler o que um olhar diz é alfabetizar sentimentos." (Suzana Souza). 

Leia mais
Frei Jaime: curando corações
Frei Jaime: um ato de coragem

Olhar sem pressa é a melhor maneira de captar os incríveis detalhes, que formam os cenários existenciais. As mãos inspiram ações, o olhar se ocupa com percepções. Através do olhar, o universo migra ao coração e lá se instala, produzindo sentimentos, estruturando pensamentos, edificando verdades, provocando saudades. Um olhar é capaz de mudar uma história, eliminar distâncias, eternizar o amor. Quantas famílias iniciaram através de um olhar, quantos amores se sustentam pelo encontro de olhares. 

Num certo sentido, tudo depende da ótica, do ponto de vista. Mas o olhar necessita ser educado e disciplinado. Alfabetizar o olhar é provocar que as consoantes e as vogais se encontrem na harmonização, formando verdadeiras melodias, construindo versos e sonetos, tendo como panorama geral a própria vida. O olhar de uma mãe é sempre assertivo e profundo. O olhar de um profissional da saúde prende a atenção, principalmente quando se trata de decifrar diagnósticos. 

Todos acabam tendo a história de diferentes e múltiplos olhares. Não são poucos os que passam a vida inteira lembrando de determinados olhares. A situação mais difícil diz respeito aos olhares que machucam, diminuem, excluem. Desviar o olhar é negar a existência da outra pessoa, através do desprezo, da humilhação. Se todos soubessem que um simples olhar é capaz de mudar significativamente a vida da outra pessoa, haveria maior cuidado no ato de direcionar os olhos para este ou aquele. Que o olhar seja utilizado para algo muito especial: a arte de alfabetizar sentimentos, priorizando a capacidade de amar e ser amado. Nenhum olhar deveria estampar o ódio. Em tempos de humanização, que os olhares resgatem sempre os melhores sentimentos. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

Leia também
Movimento intenso mas sem congestionamentos na Rota do Sol
Semelhança entre horários dos tremores em Caxias ainda é um mistério

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros