Festival de Terror Japonês exibe clássicos em salas de todo país - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cinema19/11/2018 | 06h40

Festival de Terror Japonês exibe clássicos em salas de todo país

Em Caxias, programação ocorre de 22 a 28 de novembro no Cinépolis San Pellegrino

Festival de Terror Japonês exibe clássicos em salas de todo país Kotodama/Reprodução
"Kotodama - A maldição" é um dos destaques do Festival, que ocorre de 22 a 28 de novembro Foto: Kotodama / Reprodução

A força de um filme vem, entre outros fatores, da cultura construída ao redor dele. O terror, gênero cinematográfico amado e temido pelo mundo, consegue expressar essa premissa de forma ainda mais potente nas produções japonesas. País repleto de tradições, o terror japonês caiu nas graças do Japão em meados da década de 1990. Com produções que mexem especialmente com o psicológico do público, tornou-se comum falar sobre uma certa superioridade do gênero no Japão. A partir de cuidadosa curadoria, essas peculiaridades podem ser conferidas de perto nas telonas durante o Festival de Terror Japonês, que ocorre de 22 a 28 de novembro em 40 complexos da Cinépolis no Brasil, incluindo o de Caxias, no Bourbon San Pellegrino. As sessões diárias ocorrem sempre às 21h.

Na lista de escolhidos estão os longas A Invocação, A Invocação 2, O Chamado, O Chamado 2, O Chamado vs. O Grito, O Grito 3 e Kotodama - A Maldição. Exceto pelos dois últimos, que ganharão legendas em português, todos os filmes serão exibidos dublados. A iniciativa busca aproximar o público das produções japonesas, que configuram uma esfera diferente da sempre vista norte-americana. O horror asiático, por privilegiar a psicologia e trabalhar de forma intensa com a atmosfera do macabro, é um prato cheio para aqueles que gostam do gênero terror não apenas porque provoca sustos, mas porque tem o poder de mexer com nossas percepções do estranho e do grotesco.  

CONFIRA OS FILMES 

A Invocação (2012), de Tsutomu Hanabusa.
Por meio de seus alunos, Akane (Satomi Ishihara) descobre a existência de um vídeo de suicídio na internet que leva quem o assiste a praticar o mesmo ato. A cética professora começa a se preocupar com a história quando uma menina morre e decide investigar os acontecimentos. 97 minutos. 16 anos. Dublado.

A Invocação 2 (2013), de Tsutomu Hanabusa.
Fuko Ando (Miori Takimoto) é uma estudante de pós-graduação em Psicologia. Ela é encarregada de cuidar da sobrinha de quatro anos que não tem amigos e sofre bullying na escola. Fuko então descobre um incidente envolvendo um vídeo amaldiçoado que ocorreu cinco anos antes. 96 minutos. 16 anos. Dublado.

 O chamado vs. O grito (2016), de Koji Shiraishi.
Uma menina, Yuri Kurahashi, depois de assistir a uma fita de vídeo amaldiçoada com sua amiga, torna-se a vítima da maldição de Sadako. Ao pedir ajuda ao professor, Shinichi Morishige que é obcecado pelas lendas urbanas e tem a ideia de criar um conflito entre Sadako Yamamura e Kayako Saeki. 98 minutos. 14 anos. Dublado.

O grito 3 (2014), de Masayuki Ochiai.
O filme acompanha a aterrorizante história de Toshio Saeki, um jovem estudante que presencia fenômenos inexplicáveis em sua casa. Após perceber a ausência de Saeki em sua aula, a professora Yui decide visita-lo. É então que os acontecimentos misteriosos se desencadeiam. 91 minutos. 14 anos. Legendado.

O chamado (2000), de Hideo Nakata.
Este filme narra 30 anos antes a história do espírito maligno que se tornou uma das maldições do Japão. Sadako, uma colegial tímida tenta se envolver com o clube de teatro da escola na esperança de esquecer seu passado perturbador. 98 minutos. 16 anos. Dublado.

O chamado 2 (1999), de Hideo Nakata.
Mai Takano está tentando entender mais sobre o que aconteceu na morte de seu namorado Ryuji. Ela logo ouve histórias de uma fita de vídeo amaldiçoada com o espírito de uma garota, onde qualquer um que a assistir morrerá em sete dias! 99 minutos. 16 anos. Dublado.

Kotodama - a maldição (2014), de Hideo Nakata.
A jovem estudante Shiori acorda ouvindo estranhos sons emitidos por uma antiga moeda de 10 ienes. Logo depois descobre uma história sobre a morte de colegas de classe de sua mãe e decide visitar a escola em que tudo aconteceu. 105 minutos. 14 anos. Legendado.

Agende-se

O quê: Festival de Terror Japonês.
Onde: no Cinépolis do Bourbon San Pellegrino (Av. Rio Branco, 425).
Quando: de 22 a 28 de novembro, às 21h.
Quanto: pré-venda de ingressos disponível nas bilheterias e no site www.cinepolis.com.br.

Leia também
3por4: Edição carioca do MDBF já tem data marcada
Saiba cuidar das mini árvores
Além dos mais de 70 shows, confira o que fazer e assistir no Mississippi Delta Blues Festival, que inicia quinta-feira
3por4: iniciativa solidária Brechó Chicão comemora marca de 20 mil castrações realizadas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros