Espetáculo inspirado em Frida Kahlo será apresentado nesta sexta, no Caxias em Movimento - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Dança07/11/2018 | 08h00Atualizada em 07/11/2018 | 08h00

Espetáculo inspirado em Frida Kahlo será apresentado nesta sexta, no Caxias em Movimento

"Às Vezes eu Kahlo" começa às 20h, no Teatro Pedro Parenti, com entrada gratuita

Espetáculo inspirado em Frida Kahlo será apresentado nesta sexta, no Caxias em Movimento Sabrina Canton Van Helden/Divulgação
Foto: Sabrina Canton Van Helden / Divulgação

As noções de potência e imobilidade marcaram a trajetória de Frida Kahlo (1907-1954). Reconhecida como um dos ícones do surrealismo, a pintora mexicana encontrou nas cores vivas e nos traços marcantes a superação das sequelas deixadas por um grave acidente de bonde sofrido ainda na juventude.

Esse contraponto — entre a fragilidade corporal e a força criativa de Frida — ganha destaque no espetáculo Às Vezes eu Kahlo, em cartaz na noite desta sexta (9), no Teatro Pedro Parenti, dentro da programação do 9º Caxias em Movimento. Estrelado pela bailarina-intérprete Graziela Silveira, a obra mescla o gestual contemporâneo aos movimentos típicos da dança flamenca.

A diretora da Geda Cia. de Dança, Maria Walesca Van Helden — que além da concepção também assina a coreografia e a direção-geral —, afirma que o espetáculo resgata o potencial artístico de Frida Kahlo, além de trabalhar a corporalidade feminina:

— A gente buscou fazer um trabalho que tocasse Frida Kahlo na grandeza maior dela, ao menos no meu ponto de vista, que foi a superação dos traumas físicos para transcender através da pintura. Frida transformou a imobilidade num verdadeiro poço de criatividade e esse trabalho é quase uma aventura, porque a gente fala dessa importante artista de nosso tempo de uma maneira diferente, sem aquele apelo comercial da venda de camisetas e canecas — garante Maria Walesca.

A diretora do espetáculo revela que a ideia de levar Frida aos palcos surgiu enquanto lia a biografia da pintora mexicana:

— O episódio do acidente no bonde é muito marcante na vida dela. E a dança não deixa de ser um constante acidente de renascimento. Nós passamos por alguns abismos e voltamos a dançar. A gente percebe que a própria cultura do nosso país está caindo num caos, mas a arte não vai parar de jeito nenhum. Foi essa resiliência que me levou a fazer essa obra.

Às Vezes eu Kahlo, que estreou em setembro no palco do Sesc Canoas, encerra a programação de espetáculos do 9º Caxias em Movimento — o festival termina no sábado (10) com a oficina Iniciação ao flamenco, de Uyara Camargo, no Ordovás. 

Movimento: O trabalho corporal da bailarina Graziela Silveira teve orientação de Luciana Dariano, intérprete com passagem pela Europa.

PROGRAME-SE
O quê:
espetáculo Às Vezes eu Kahlo, da Geda Cia. de Dança Contemporânea.
Quando: sexta (9), às 20h (duração: 40 minutos).
Onde: Teatro Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1333), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada gratuita.
Informações: pelo telefone (54) 3901-1316.

Leia também:
Comediante Dihh Lopes faz show de inauguração do Caverna Comedy Club, em Farroupilha
Agenda: dupla Zezé Di Camargo & Luciano se apresenta no UCS Teatro, na quinta
3por4: Confira fotografias assinadas por Javier Paquito Herrera expostas no MARGS

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros