Conheça o café temático que mescla gastronomia e paixão por plantas em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Paraíso dos cactos30/11/2018 | 13h22Atualizada em 02/12/2018 | 16h26

Conheça o café temático que mescla gastronomia e paixão por plantas em Caxias do Sul

Além do café passada na hora, clientes da Cactolândia podem comprar os mini jardins produzidos pela médica Sheila Bortagaray

Conheça o café temático que mescla gastronomia e paixão por plantas em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Sheila Bortagaray recorre à produção de mini jardins para aliviar a rotina agitada Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Aos 46 anos, a médica Sheila Bortagaray não abre mão do temperamento vibrante na hora de colocar em prática projetos. Há sete anos, ela realizou o sonho de se formar em Medicina e hoje atua no pronto-socorro do Hospital do Círculo, um dos mais movimentados da região. Mas foi recentemente que Sheila decidiu tirar do papel uma ideia não menos ousada: a Cactolândia Flores e Café, um estabelecimento que mescla a paixão pelas plantas com os momentos de descanso que a rotina agitada exige.

— Nunca é tarde para fazer o que se gosta. A medicina já fazia por amor. Agora também tenho meus cactos — brinca.

Além do inconfundível aroma de café passado na hora – e da variedade de bolos, folheados e pães de queijo –, os clientes podem levar para casa os pequenos jardins produzidos por ela: são 55 espécies de cactos e outras 20 de suculentas, que enfeitam recipientes como vasos, canecas, taças e até mesmo sapatilhas de balé. A montagem dos terrários, hobby que Sheila adquiriu há cerca de três anos, é feita num atelier no segundo andar do café, na Rua Alfredo Chaves. As peças são vendidas com preços a partir de R$ 15.

— Comecei a trabalhar com cactos em casa. Primeiro, comprei as pedrinhas pra enfeitar os vasos e depois passei a pesquisar mais sobre o assunto — conta a médica.

Mas foi a gerente de Sheila que incentivou a transformar o hobby em negócio. Formada em administração de empresas, Greice Munari conta que os cactos já faziam sucesso entre amigos e familiares:

— Um dia a Sheila deu um mini jardim de presente para uma prima e todo mundo gostou. Foi aí que comecei a incentivar ela a vender, porque era tudo feito com muito carinho — conta a administradora, responsável por gerenciar o café e fazer o contato com clientes e fornecedores.

A Cactolândia Flores e Café é o terceiro café temático dedicado aos cactos e suculentas no Brasil, segundo estimam Sheila e Greice – os dois primeiros funcionam em Fortaleza (CE) e no Recife (PE). Ou seja, mais um ingrediente que torna o espaço um pequeno paraíso para essas plantas que, além de espinhos, podem revelar inúmeras histórias.

Curiosidades

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/11/2018Apaixonada por cactos, médica Sheila Bortagaray transformou hobby em negócio. Cactolândia Flores e Café mescla jardinagem e gastronomia. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Terrários e mini jardins forram as paredes da Cactolândia Flores e Café Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

:: Tamanho: a maior espécie catalogada no mundo é a Cornegia Gigantea, originária dos Estados Unidos e México. Ela pode alcançar quase 20 metros de altura. Já a menor é Blosfeldia Liliputana, típica dos andes bolivianos, que mede apenas 0,5 centímetro.

:: Longevidade: algumas espécies podem viver mais de 200 anos, caso da brasileira Melocactus Zehntneri, comum no Nordeste do país.

:: Termômetro do solo: apesar de ter 92% de sua estrutura composta por água, a presença de um cacto indica solo seco e com poucos nutrientes.

:: Espécies: a família botânica dos cactos é formada por mais de 2,2 mil espécies de plantas. Só no Brasil, são mais de 300 catalogadas.

Dicas para cuidar bem do seu cacto:

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/11/2018Apaixonada por cactos, médica Sheila Bortagaray transformou hobby em negócio. Cactolândia Flores e Café mescla jardinagem e gastronomia. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Cactos gostam de ambientes arejados e com bastante solFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

1. Pouca água: não existe uma regra, mas uma colher (chá) geralmente é suficiente para os mini cactos. Procure regar uma vez por semana no verão e a cada duas semanas no inverno.

2. Sol + ar = cacto feliz: os cactos gostam de ambientes bem arejados e com iluminação solar.

3. Mude os vasos de lugar: plantas são seres vivos, portanto também podem ficar “entediadas”. Procure mudar os vasos de lugar pelo menos uma vez por mês.



Cactolândia Flores e Café
Endereço:
Rua Alfredo Chaves, 681, em Caxias do Sul.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h30min às 17h.
Contato: pelo telefone (54) 99612-0807.

Leia também:
Programação de lançamento do Quindim, em Caxias, terá teatro neste sábado
3por4: Natal Luz de Gramado será destaque em programa da Ana Maria Braga
Dupla Henrique & Juliano faz show neste domingo, em Carlos Barbosa

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros