Com mais de 5 mil livros, Instituto Quindim abre as portas nesta sexta em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura29/11/2018 | 08h00Atualizada em 29/11/2018 | 11h07

Com mais de 5 mil livros, Instituto Quindim abre as portas nesta sexta em Caxias

Idealizada pelo escritor Volnei Canônica, biblioteca fica no Centro Cultural Moinho da Cascata

Com mais de 5 mil livros, Instituto Quindim abre as portas nesta sexta em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O Pequeno Príncipe, Harry Potter, Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Menino Maluquinho são apenas algumas das obras que forram as paredes do Centro Cultural Moinho da Cascata, espaço que vai abrigar o Instituto de Leitura Quindim (ILQ). Com mais de 5 mil livros à disposição do público, a novidade abre as portas nesta sexta (30) com a promessa de tornar Caxias do Sul uma referência nacional em literatura infanto-juvenil. Também pudera: o acervo, doado pelos idealizadores Volnei Canônica e Roger Mello, reúne títulos em português, inglês, espanhol e até mesmo em árabe, russo e mandarim.

Leia mais:
Confira a programação de abertura do Instituto Quindim, em Caxias

— Essa biblioteca foi pensada para ser um espaço vivo, com interatividade, que vai além das telas dos celulares. É interação com a literatura, pois eu vejo que o livro tem dois pesos: o do papel e o da ficção. Nos interessa o da ficção, considerando que toda criança merece o melhor na sua formação estética e cidadã — destaca Canônica, que depois de dirigir o Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC), vê no Quindim a oportunidade de deixar um legado em sua terra natal.

O projeto arquitetônico, assinado pela também caxiense Jéssica De Carli, foi pensado para ser referência em acessibilidade e preservação do patrimônio histórico. Além de manter as características originais do moinho construído no final do século 19 para geração de energia, o espaço ganhou estantes com altura adequada para atender aos pequenos leitores:

— Queremos que a criança se sinta acolhida aqui dentro. Por isso pensamos num espaço em que ela consiga ler e brincar, considerando também esse personagem importante que é o patrimônio histórico — salienta Jéssica. 

A programação de abertura do ILQ contará com atrações artísticas e culturais ao longo do fim de semana. Neste sábado (1º), às 17h, o grupo Ueba Produtos Notáveis apresenta As Aventuras do Fusca a Vela no gramado em frente ao Moinho da Cascata. Na sequência, os autores Roger Mello e Mariana Massarani lançam o livro Enreduanda (Cia das Letrinhas), enquanto André Neves autografa Manu e Mila (Brinque Book).

Panorama

Outro destaque da inauguração fica por conta do 1º Panorama do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil, seminário que debaterá políticas públicas, mercado editorial e promoção da leitura na Câmara de Vereadores e no Intercity Hotel. Entre os painelistas, o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBC), Luiz Antônio Torelli, o coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Lauri Cericatto, e a escritora Natália Borges Polesso.

— Quando a gente lê a notícia que uma livraria como a Saraiva está pedindo recuperação judicial é porque alguma coisa precisa ser repensada no que eu chamo de "ecossistema do livro". É preciso garantir o acesso à leitura — reflete Canônica.

Como ajudar
Sem fins lucrativos, o ILQ busca recursos para se manter. Quem quiser ajudar, pode contribuir com valores entre R$ 30 e R$ 500 por meio do site Catarse (http://bit.ly/2zE3i3J). As contribuições são recompensadas com obras do artista Roger Mello.

Instituto de Leitura Quindim (ILQ)
Endereço:
Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820), em Caxias do Sul.
Abertura: nesta sexta (30), às 18h30min.
Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 19h.
Retirada: até 15 livros, mediante cadastro gratuito com documento de identidade e comprovante de endereço.
Contato: pelos telefones (54) 3028-8192 e (54) 3028-8194.

1º Panorama do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil
Quando:
sexta (30), das 15h30min às 17h30min; sábado (1º) e domingo (2), das 9h às 16h.
Onde: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (sexta) e Intercity Hotel (sábado e domingo).
Quanto: entrada gratuita.

Leia também:
Jorge & Mateus apresentam show da turnê "Terra Sem CEP" sexta-feira, em Caxias
3por4: Cenografia do Festival Brasileiro de Música de Rua conquista prêmio
Agenda: Tequila Baby faz show em Caxias, em 8 de dezembro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros