Com cerca de 120 artistas, "Cavalleria Rusticana" marca o retorno das óperas a Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música16/11/2018 | 10h26Atualizada em 18/11/2018 | 14h04

Com cerca de 120 artistas, "Cavalleria Rusticana" marca o retorno das óperas a Caxias do Sul

Obra de 1890 será levada ao palco do UCS Teatro neste domingo e na próxima quinta-feira

Com cerca de 120 artistas, "Cavalleria Rusticana" marca o retorno das óperas a Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Ensaio geral na última quinta-feira. Apresentação terá cerca de 120 artistas envolvidos Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A última vez que Caxias do Sul assistiu à encenação completa de uma ópera foi em 1984, no extinto Cine Ópera, incendiado em 1994. Trinta e quatro anos se passaram até o público voltar, ou ter pela primeira vez, uma das experiências mais ricas que se pode ter com música. Não por coincidência, o espetáculo que marca a retomada – com apresentações neste domingo e na próxima quinta-feira (22), no UCS Teatro – será o mesmo apresentado naquela ocasião: a Cavalleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni (1863-1945). As razões que levaram a Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) a optar pela obra, contudo, vão além, conforme explica o regente da Osucs, Manfredo Schmiedt.

– Foram vários motivos além dessa referência a 1984. Primeiro, trata-se de uma das óperas mais lindas que há no repertório. Segundo, por ser uma ópera com uma duração não tão longa (em torno de 1h45min), facilita para o público não tão familiarizado. Mas há também o fato bastante importante de ser uma ópera em língua italiana, com elementos de religiosidade e de culto ao vinho, composta na mesma época da imigração para a Serra. Por todas essas relações, acreditamos ser um espetáculo que deve tocar muito o coração das pessoas – destaca o regente. 

Convidado para assinar a direção cênica, o músico caxiense há 18 anos radicado em Porto Alegre, Ricardo Barpp, conta que a ambientação dos cenários foi “transferida” da Sicília para a Caxias do Sul do século 19, como forma de aproximar da realidade do público, sem perder as características narrativas originais. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 15/11/2018. Ensaio da Ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagn, com a orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. A apresentação faz parte da primeira edição da Série Grandes Concertos de 2018, nos dias 18 e 22 de novembro de 2018, respectivamente, às 18h e às 21h, no UCS Teatro. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

– Minha direção cênica optou por trazer essa história para a Caxias dos anos da imigração, por conta dessa coincidência de datas com a autoria da ópera, que é de 1890. Será um espetáculo muito emocionante não apenas com referências afetivas, mas também pela música e toda a parte artística, que é carregada de muita dramaticidade – comenta Barpp. 

Além da Osucs, o espetáculo terá a participação dos coros da UCS e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa); do grupo de teatro caxiense Miseri Coloni; e de cinco solistas convidados. Ao todo, serão em torno de 120 artistas no palco (para comportar a todos, as primeiras fileiras de cadeiras foram retiradas, de modo a formar um fosso para a orquestra). 

Sobre a "Cavalleria"

A história de Cavalleria Rusticana se passa ao longo de um domingo de Páscoa num povoado da região da Sicília, e retrata uma cena vivida pelos simplórios habitantes daquele lugar. Em tom “novelesco”, o enredo envolve intrigas, traição e duelo, tendo como cenários a igreja e a taberna do vilarejo. Por tratar do cotidiano comum e não de vidas e acontecimentos épicos ou extraordinários, a peça se encaixa no chamado “verismo’, movimento que na literatura italiana equivale ao “realismo”.

A estreia da Cavalleria ocorreu no Teatro Constanzi, de Roma, e chamou a atenção principalmente pela qualidade musical. Ao longo da história, algumas de suas passagens foram utilizadas em trilhas sonoras de filmes como O Poderoso Chefão III, de Francis Ford Coppola,  e Touro Indomável, de Martin Scorsese, além de novelas brasileiras como Sangue do Meu Sangue, do SBT, e Terra Nostra, da Rede Globo.

AGENDE-SE

O quê: Ópera “Cavalleria Rusticana”, na série Grandes Concertos, da Orquestra Sinfônica da UCS
Quando: domingo (18), às 18h, e quinta-feira (22), às 21h
Onde: UCS Teatro, em Caxias do Sul
Quanto: os ingressos custam de R$ 80 a R$ 150, com opção de meia entrada. À venda nas lojas Multisom (shoppings), Pole Modas e UCStore, além do site Blueticket.

Leia também
3por4: MDBF 2018 terá estreia da montagem coreográfica "Overseas"
3por4: Monte Belo do Sul tem festival dedicado ao turismo, neste sábado
"Ira!" traz repertório recheado de sucessos a Farroupilha neste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros