Bill 'Howl N' Madd" Perry representa o blues elétrico das colinas do Mississippi em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Mississippi Delta Blues Festival21/11/2018 | 09h00Atualizada em 21/11/2018 | 11h47

Bill 'Howl N' Madd" Perry representa o blues elétrico das colinas do Mississippi em Caxias do Sul

Cantor e guitarrista se apresenta na quinta-feira e no sábado no MDBF 2018

Bill 'Howl N' Madd" Perry representa o blues elétrico das colinas do Mississippi em Caxias do Sul Divulgação/Divulgação
Bill 'Howl N' Madd" Perry em ação. Músico segue a linhagem do grande R.L. Burnside Foto: Divulgação / Divulgação

Um cantor de blues e sua guitarra elétrica disparando riffs curtos, embalados por uma batida percussiva marcada com o pé e acentuada pela mão direita que toca o instrumento, acompanhando um vocal que não se distingue pela técnica, mas pelo sentimento empregado em cada frase. Essa é uma cena comum para identificar o chamado Hill Country, o blues que subiu do delta para as colinas do Mississippi e legou ao mundo nomes como R.L. Burnside (1926-2005) e Junior Kimbrough (1930-1998). Desta mesma linhagem, Caxias do Sul teve a oportunidade de assistir o empolgante Terry "Harmonica" Bean, no Mississippi Delta Blues Festival 2015. Este ano, o Hill Country estará representado no MDBF por outro de seus principais expoentes: Bill "Howl 'n Madd" Perry.

Nascido em Lafayette County, condado do norte do Mississippi onde também veio ao mundo R.L. Burnside, Perry cresceu em uma família que já era e ainda é muito musical. Sua mulher, Pauline, e seus dois filhos, Bill Perry Jr e Shy perry, também são músicos (Shy também irá se apresentar no MDBF 2018). Ainda na infância, descobriu que queria ser guitarrista.

_ Nossa casa era a casa onde a vizinhança se reunia para tocar e curtir o boogie (ritmo derivado do blues). Ali eu descobri que queria ser um artista, e caras que tocavam guitarra eram o cento das atenções. E eu nunca recebia atenção _ conta.

Perry vive atualmente em Abbeville, uma cidade de pouco mais de 400 habitantes no mesmo estado. Foi um retorno às origens rurais após passar grande parte da vida em Chicago, onde pôde conhecer e aprender com personagens históricos como Willie Dixon e Litte Milton, com quem conviveu na lendária gravadora Chess Records _ trabalhando como músico de apoio de cantores e grupos de música gospel. 

_ Eu tentei aprender tudo o que pude naquele estúdio _ destaca.

Além de fazer shows solo, com banda ou mesmo com a família, "Howl N' Madd" também é professor de guitarra para crianças no Museu do Blues em Clarksdale, Mississippi. Tem três álbuns gravados: The The Way Of Blues, de 2009, Blues is Not Exclusive (2011, disponível no Spotify) e The Clarksdale Sessions (2012).

Onde e quando
Bill "Howl N' Madd" Perry se apresenta: sábado (às 22h15min no Hopston Stage e às 23h20min e 1h30min no Front Porch Stage).

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros