3por4: Possível mudança no Sistema S coloca em risco ações culturais do Sesc - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Mudança06/11/2018 | 08h00Atualizada em 06/11/2018 | 08h00

3por4: Possível mudança no Sistema S coloca em risco ações culturais do Sesc

Em Caxias, programação do Aldeia Sesc segue até esta quinta

3por4: Possível mudança no Sistema S coloca em risco ações culturais do Sesc Antonio Filho/Divulgação
Parque dos Macaquinhos sediou encontro de percussão no domingo Foto: Antonio Filho / Divulgação

Se a programação de sábado acabou prejudicada por conta da chuva incessante, a de domingo ganhou de presente um céuzão azul, justíssimo para combinar com as atrações super legais do primeiro fim de semana do Aldeia Sesc Caxias. Entre os destaques figuraram o contagiante encontro de percussão Tambores da Nossa Aldeia, no Parque dos Macaquinhos (abaixo); e o lançamento do sensacional projeto RAPajador, no Monumento ao Imigrante. Além de ocupar espaços públicos da cidade com arte engajada e consciente, a programação do Aldeia emociona porque toca em questões de identidade, reforçando o compromisso em garantir acesso popular à cultura. 

Leia mais:
3por4: Aldeia Sesc Caxias terá programação dedicada à cultura afro

Eis que as ações do Sesc, que em algumas cidades promovem muito mais cultura do que as secretarias municipais dedicadas à pasta, enfrentam risco frente às intenções do próximo Ministro da Fazenda. Trazida pelo colunista de O Globo Lauro Jardim, a informação de que o Sistema S (do qual o Sesc faz parte) será reformulado deu o que falar no fim de semana. Paulo Guedes, guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), pretende reformular profundamente o sistema, prevendo o fim de patrocínios que “nada tenham a ver com a formação e capacitação de trabalhadores”. 

– Tornar a educação meramente técnica, burocrática e pragmática, dissociando-a do universo simbólico, subjetivo, crítico e criativo, cerne da ação cultural, é um evidente retrocesso, fruto de visão flagrantemente obscurantista – escreveu em carta aberta o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda. 

Em tempo, a programação do Aldeia Sesc Caxias segue até quinta. Agarre cada uma das atrações como oportunidades que, infelizmente, poderão sumir do nosso horizonte em breve.  

Leia também:
Confira as novidades que entrarão no Netflix nesta semana 
Clean Bandit, Anitta e Alok: confira as atrações do Planeta Atlântida 2019
3por4: Ator caxiense Fábio Cuelli participa do Novembro das Artes, na Capital
3por4: Revista GQ de novembro oferece playlist com novos artistas 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros