Quer programar as férias de verão? Veja alguns dos locais mais bonitos e menos frequentadas de SC - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Almanaque19/10/2018 | 11h15

Quer programar as férias de verão? Veja alguns dos locais mais bonitos e menos frequentadas de SC

A estação quente já está aí e quem não programou os dias de férias deve se apressar

Quer programar as férias de verão? Veja alguns dos locais mais bonitos e menos frequentadas de SC Rafaela Martins/Agencia RBS
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

O verão já está aí e quem não programou os dias de férias deve se apressar. Quem gosta de praia, uma opção são as faixas de areia de Santa Catarina. Claro, algumas são bem movimentadas, não devem estar no roteiro daqueles que buscam calmaria, mas encontramos opções bonitas e menos frequentadas do Estado vizinho. Confira:

1. Praia de Taquarinhas (Balneário Camboriú)

Ela não está exatamente escondida. Na verdade, é bem visível para quem passa pela Rodovia Interpraias, que interliga as praias agrestes de Balneário Camboriú. Mas, por um capricho da natureza — e uma forcinha da Justiça, que impediu a ocupação até agora —, Taquarinhas permaneceu intocada. Não à toa, é uma das principais preocupações no debate que envolve a ocupação da Área de Preservação Permanente (APA) Costa Brava, da qual faz parte. A exemplo da vizinha Praia de Taquaras, Taquarinhas tem mar grosso e demanda cuidados. Compensados, é claro, pelo prazer de estar em uma área preservada em meio ao burburinho da Capital Turística de Santa Catarina.

2. Praia da Solidão (Itajaí)

Cercada pelas praias Brava e Cabeçudas, duas das mais conhecidas e movimentadas da região, a pequena faixa de areia está protegida por morros cobertos pela Mata Atlântica e preservada pela dificuldade de acesso _ um deleite aos olhos de quem se atreve a enfrentar os caprichos da maré para acessá-la.

A praia está cercada por terreno da União, sob responsabilidade da Marinha, e tem acesso restrito. O único caminho permitido é pelo costão do Morcego, no canto da Praia Brava. É preciso esperar a maré baixa ou seguir pela água, algo que muitos surfistas fazem com o auxílio da prancha quando procuram um local tranquilo para encarar as ondas. As águas esverdeadas e transparentes são um convite a um banho de mar. Na areia, livre do lixo comum nas praias mais frequentadas, os siris se multiplicam. Com um pouco de paciência e silêncio, é possível vê-los brincar de esconde-esconde nas tocas.

3. Praia da Estrela (Penha)

Uma joia escondida. O acesso é pelo Costão de São Roque, próximo à Ponta da Estrela. Só se chega ali enfrentando trilha ou de barco. A areia é grossa, e o mar tem um impressionante tom de azul. É muito frequentada pelos pescadores durante a captura artesanal da tainha.

4. Praia da Galhetinha (Penha)

Também em Penha, a Galhetinha tem mar mais calmo e areia fina, ótima para um banho de mar. O acesso é pela Praia de São Miguel.

5. Praia do Cardoso (Bombinhas) 

Uma bela praia, tranquila e intocada, logo no início da trilha que parte da Praia do Cantinho, em Zimbros, e margeia a costa. Além da Praia do Cardoso, as principais praias pelo caminho são a Praia da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha. O acesso é somente para pedestres e ciclistas, mas é possível chegar de barco a esse oásis.

Leia também:
Orquestra da UCS apresenta concerto com repertório baseado em filme dos Beatles
Plantas alimentícias não convencionais aliam benefícios à saúde com preocupação ambiental
Tchê Festival nasce para se incorporar ao calendário de eventos de boa música em Caxias do Sul

ute;rio de eventos de boa música em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros