Projeto Quinta Sinfônica fará releitura de "Os Saltimbancos", nesta quinta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música08/10/2018 | 08h00Atualizada em 08/10/2018 | 08h00

Projeto Quinta Sinfônica fará releitura de "Os Saltimbancos", nesta quinta, em Caxias

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, concerto será alusivo ao Dia das Crianças

Projeto Quinta Sinfônica fará releitura de "Os Saltimbancos", nesta quinta, em Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O sonho de uma vida melhor une o destino de quatro animais, que decidem fugir para a cidade grande e tentar a sorte como músicos. Assinada por Chico Buarque, a emblemática adaptação da fábula italiana I Musicanti traz quatro personagens — um velho e sábio jumento, uma galinha que não consegue mais botar ovos e corre o risco de parar na panela, um cachorro ingênuo e uma gata abandonada pelos donos — que formam uma irreverente alegoria para debater opressões e liberdades.

Considerada uma das obras infantis mais importantes do Brasil, Os Saltimbancos será um dos destaques do concerto especial do Dia das Crianças, nesta semana, no projeto Quinta Sinfônica. Além da Orquestra da UCS, liderada pelo maestro Manfredo Schmiedt, a adaptação contará com a interpretação de músicos do Coro Juvenil do Moinho, sob regência de Cristiane Ferronato e direção cênica do chileno Cristian Beltrán, que também assina os figurinos e a iluminação.

— Está sendo um processo bastante enriquecedor porque, em Os Saltimbancos, a gente consegue dialogar aspectos da música e do teatro. Então está sendo um trabalho muito divertido, muito porque a gente busca montar personagens simpáticos para o público. E o texto de Chico Buarque é interessante pois consegue abordar uma problemática social com músicas interativas e dinâmicas — destaca o artista, radicado no Brasil há quatro anos e meio. 

O concerto também levará ao palco do UCS Teatro uma adaptação de Pedro e O Lobo, Op. 67, do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953). A obra, que terá narração do ator Marcelo Donini, se utiliza de aspectos lúdicos para apresentar os instrumentos musicais ao público infantil: as flautas representam os pássaros, o clarinete é o gato, os tímpanos da orquestra representam os tiros dos caçadores, enquanto os instrumentos de cordas dão vida ao protagonista Pedro.

Para o maestro Manfredo, o esforço de promover concertos infantis é bem significante, já que resulta na formação de novos apreciadores para o trabalho da orquestra:

— Vários jovens que hoje em dia frequentam nossos espetáculos são oriundos da experiência que tiveram nos concertos dedicados às crianças. Volta e meia, no final de uma apresentação, tem uma galerinha que vem conversar comigo para pedir autógrafo ou tirar foto. São pessoas que foram fidelizadas desde pequenas. Fico muito feliz com essa interação e também agradeço aos pais que percebem a importância da música para desenvolver esses pequenos seres humanos.

O programa
Pedro e o Lobo, Op. 67, de Sergei Prokofiev.
Os Saltimbancos, de Sergio Bardotti, Luis Enríquez Bacalov e Chico Buarque, com arranjo de Geremias Freitas.

PROGRAME-SE
O quê:
Quinta Sinfônica Especial Dia das Crianças.
Quando: quinta (11), às 20h30min.
Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130).
Ingressos: entre R$ 10 e R$ 40. Pontos de venda: loja UCS Store, na Galeria Universitária, e Livraria do Maneco, no Centro.
Informações: pelo telefone (54) 3218-2610.

Leia também:
Grupo Quiquiprocó comemora 20 anos com programação especial
3por4: Núcleo Audiovisual, em Caxias, tem cursos gratuitos até dezembro
Quer aprender um doce francês? Confira a receita do Saint Nicolau

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros