Projeto itinerante "Voos da Alma" passa por escolas e pela  Feira do Livro de Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Arte08/10/2018 | 08h19Atualizada em 08/10/2018 | 08h20

Projeto itinerante "Voos da Alma" passa por escolas e pela  Feira do Livro de Caxias

Mais de 1,5 mil alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental serão contemplados

Projeto itinerante "Voos da Alma" passa por escolas e pela  Feira do Livro de Caxias Doug Trancoso/Divulgação
Foto: Doug Trancoso / Divulgação

Apresentar o universo do teatro, da música, da literatura e das artes plásticas para diferentes públicos de Caxias do Sul é o desafio do projeto itinerante Voos da Alma. Depois de ser tema de uma exposição em 2015, com 15 objetos produzidos a partir da técnica do papel machê, papietagem e bricolagem, e virar um livro um ano depois, quando as esculturas da mostra migraram para as páginas acompanhadas de poemas-histórias, a iniciativa agora passará por sete escolas de Caxias _ quatro delas na área rural e três na área urbana. 

O projeto, capitaneado pelos ilustradores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, ganha a participação dos atores Aline Tanaã e Gabriel Zeni. Nas escolas, o dia com o Voos da Alma funcionará assim: em uma tenda, os estudantes poderão conferir a exposição e, em dois momentos, haverá uma contação de histórias teatralizada. Para completar, a Kombi Biblioteca Taru, que disponibiliza livros em seu interior, também estará presente. Mais de 1,5 mil alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental serão contemplados. A iniciativa é viabilizada por meio do Financiarte e ocorre nas escolas Caetano Costamilan, Presidente Castelo Branco, Santa Corona, Padre Leonardo Murialdo, Santo Antônio, Angelina Sassi Comandulli e Padre João Schiavo.

_ Nossa expectativa com o projeto está enorme. Há muito tempo tínhamos vontade de levar arte para aqueles que não têm tanto acesso. Acredito que é nosso papel, como artistas, incentivar a visitação a galerias, bibliotecas e outros espaços culturais _ diz Giovana.

Além das intervenções nas escolas que seguem até novembro, a Giovana e Douglas promovem, nesta sexta, uma atividade em comemoração ao Dia da Criança durante a Feira do Livro de Caxias. Das 9h às 17h, contarão histórias ao público. A contação teatralizada Histórias para voar fala sobre a personagem Naná (também apresentada no livro Voos da Alma), que está mais velha e passa por conflitos emocionais típicos da chegada da pré-adolescência.

_ Nós apresentamos na contação um pouco dessa confusão que eles sentem. Ao longo da apresentação, ela escuta histórias de outros personagens que a ajudam entender esse momento. Afinal, esse ciclo é confuso para todo mundo e a nossa ideia com o projeto é ajudar os jovens a entenderem um pouco desse momento por meio da arte_ explica a ilustradora.  

PROGRAME-SE
O quê:
contação de histórias do projeto Voos da Alma com Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso.
Quando: nesta sexta, das 9h às 17h.
Onde: na Feira do Livro de Caxias (na lateral da Praça Dante Alighieri).
Quanto: entrada franca.

 Leia também:  
Sociedade por João Pulita  
Entrevista: Ana Botafogo se prepara para pendurar as sapatilhas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros