Ponto de cultura NAV oferece maratona de oficinas relacionadas à imagem até o fim do ano - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Audiovisual15/10/2018 | 11h21Atualizada em 15/10/2018 | 11h21

Ponto de cultura NAV oferece maratona de oficinas relacionadas à imagem até o fim do ano

Grupo também dá início neste fim de semana à 4ª mostra Doctubre de documentários ibero-americanos

Ponto de cultura NAV oferece maratona de oficinas relacionadas à imagem até o fim do ano Rafael Vebber/Divulgação
Oficinas ocorrem na sede do NAV, junto ao Teatro Moinho da Estação Foto: Rafael Vebber / Divulgação

Com a proposta de colocar o conhecimento e a cultura audiovisual ao alcance de todos, o ponto de cultura NAV, de Caxias do Sul, oferece uma maratona de oficinas e workshops que segue até dezembro. Os minicursos, que ocorrem na sede do ponto de cultura junto ao Teatro Moinho da Estação, são gratuitos e contemplam diversas áreas relacionadas à imagem.

Neste final de semana, Webdoc - Narrativas Paralelas irá abordar a produção de documentários para novas mídias, tendo como foco central a interatividade na experiência do usuário. 

– Busco mostrar como é possível utilizar os diversos recursos transmídia, como livros, fotos, música, vídeo, de modo a oferecer ao usuário uma experiência não mais passiva de espectador, mas interativa. São histórias que partem da realidade, por isso são documentários, mas que podem ser exploradas nas plataformas digitais de diversas formas, como jogos, cinema expandido, realidade aumentada. A ideia é mostrar que o realizador tem um leque amplo de elementos para contar a história, tendo seu público como um agente ativo no processo – destaca Daniel Vargas, ministrante do curso. 

Ainda neste mês, o cineasta Boca Migotto conduz o curso Documentário e Ficção: dois lados da mesma moeda. Em novembro, outras duas oficinas: o jornalista e professor Gue Martini comanda Escutas poéticas musicais como método criativo de trilhas sonoras, enquanto o ator Jorge Florêncio ministra O ator em busca de si, voltado para a atuação em cinema. Em dezembro, o produtor cultural Rafael Vebber fecha a maratona com o curso Cinema como expressão cultural - filmes de arquivo, em que aborda o papel e a importância do cinema na formação cultural e social brasileira, com foco em filmes de arquivo.

Mostra Doctubre

Também se inicia neste fim de semana a quarta edição da mostra de documentários ibero-americanos Doctubre, oferecida pelo NAV e viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Serão exibidas cinco produções mexicanas, espanholas e hondurenhas, todas legendadas. As sessões são gratuitas e ocorrem na sala de cinema do Ordovás, na sede do NAV e na FSG.  

Neste sábado, respectivamente às 15h e às 17h, serão exibidos no Ordovás os documentários mexicanos Gigantes Descalzos e Etiqueta no Rigurosa. No domingo, também no Ordovás, tem The Other Kids (ESP), às 15h, e Me llamaban King Tiger  (MEX), às 17h. 

O restante da programação, que segue até o fim do mês, será divulgado no Sete Dias ao longo da mostra. 

Programação - Maratona de oficinas

Dia 20, das 13h às 17h:
Webdoc - Narrativas Paralelas, com Daniel Vargas.
Dias 27 e 28, das 13h30min às 18h:
Documentário e ficção: dois lados da mesma moeda, com Boca Migotto.
Dia 10 de novembro, das 9h às 19h:
Escutas poéticas musicais como método criativo de trilhas sonoras, com Felipe Gue Martini.
Dias 24 e 25 de novembro, das 13h30min às 18h:
O ator em busca de si - atuação para o cinema, com Jorge Florêncio.
1º e 2 de dezembro, das 13h30min às 18h:

Cinema como Expressão Cultural - filmes de Arquivo, com o produtor cultural Rafael Vebber.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros