Orquestra da UCS apresenta concerto com repertório baseado em filme dos Beatles - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música19/10/2018 | 08h00Atualizada em 19/10/2018 | 08h00

Orquestra da UCS apresenta concerto com repertório baseado em filme dos Beatles

Espetáculo terá participação de solistas convidados e do Coro da UCS

Orquestra da UCS apresenta concerto com repertório baseado em filme dos Beatles Rodolfo Guimarães/Agência RBS
Filme animado foi lançado em 1968 e se passa em um paraíso desconhecido no fundo do mar Foto: Rodolfo Guimarães / Agência RBS

Os 50 anos de Yellow Submarine inspiram o 12º Concerto da Primavera, que a Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) apresenta domingo, em Caxias. A trilha sonora do filme musical lançado em 1968 pelos Beatles dá o tom do repertório que será interpretado ao ar livre no estacionamento do Cetel com as participações do Coro da UCS, sob regência da maestrina Anita Bergmann, e dos solistas Rafa Schüler, Beto Vianna e Fran Duarte. A apresentação começa às 10h30min. Com a meteorologia prevendo uma manhã ensolarada, a expectativa da organização é de um público entre 7 mil e 8 mil pessoas.

— Os Beatles é um grupo que dispensa apresentações e que tem um repertório vastíssimo. Poderíamos fazer inúmeros concertos da primavera e mesmo assim não conseguiríamos abordar todo o repertório que eles produziram. Tentou-se chegar a um show com as peças mais conhecidas do grupo, como Let It Be, Twist and Shout, We Can Work It Out e Yellow Submarine. Algumas peças são interpretadas só pela orquestra, como a abertura, que é um tributo aos Beatles e foi intitulada All You Need is Love,  que apresenta vários temas, um pot pourri com uma costura de 30 segundos de várias músicas. Fiquei encantado com a expressividade e a voz dos nossos três solistas. A combinação disso tudo, os músicos, os solistas e o coro, traz uma riqueza para o espetáculo — explica o maestro da Osucs, Manfredo Schmiedt, contabilizando em aproximadamente 80 o número de pessoas envolvidas, entre artistas e técnicos.

No filme Yellow Submarine, Pepperland é um paraíso escondido no fundo do mar, onde a animação corre solta por conta das canções da Banda do Sargento Pepper. Até que o Líder dos Maldosos Azuis decide acabar com a alegria e tirar toda a cor e o som de Pepperland. A tristeza reina até que John Lennon, Ringo Star, Paul McCartney e George Harrison chegam em seu submarino amarelo, trazendo de volta a felicidade.

— Alguns arranjos a gente conseguiu com outras orquestras. Alguns foram feitos pelo Bebeto (Gilberto Salvagni), outros, pelo Alexandre Ostrowski, pelo Davi Coelho e pelo Sandro Souza. Também foram comprados alguns arranjos como da primeira peça, e também outra, The Best of Beatles, pelo Calvin Custer — salienta Schmiedt.

 Yellow Submarine
Na história, o quarteto de Liverpool surge para trazer de volta a alegria roubada pelo Líder dos Maldosos AzuisFoto: Reprodução / Reprodução

Conforme o regente, a ideia é, futuramente, circular com este repertório por outras cidades:

— É uma energia contagiante. Faz bem num domingo de manhã, nessa loucura que a gente está vivendo, poder sair e curtir essa música ao ar livre tomando chimarrão, levando a sua cadeira, o seu pet junto — convida, acrescentando que muitas das composições fizeram parte de sua juventude, "assim como as do Elton John e do Queen, que eu curtia muito e a gente se reunia para tocar."

Entusiasmada a se apresentar pela primeira vez com a Osucs desde que começou a cantar profissionalmente, há mais de duas décadas, Fran comemora:

— Eu amo Beatles, é uma das minhas bandas favoritas. Por isso, ter a oportunidade de estar neste concerto é um presente, não só pelo repertório, mas também pela qualidade dos músicos e de toda equipe envolvida. Outro motivo que me deixou feliz foi a possibilidade de estar no palco com amigos queridos de longa data que estiveram presentes nos meus primeiros passos na música, como o Rafa Schüler e o Fábio Alves, um dos baixistas da Oquestra — afirma a cantora, destacando as canções Revolution e All You Need is Love entre as favoritas.

Edições anteriores
O Concerto da Primavera já recebeu nomes como Nei Lisboa, Renato Borghetti (Borghettinho), Toquinho e Ana Lonardi, Hard Rockers (Rock in Concert) e o quarteto Tita Sachet, Mozart Oliveira, Rafa Gubert e Cibele Tedesco (Tropicália).

Repertório
::  All You Need Is Love
:: Blackbird
:: Can't Buy Me Love
:: Come Together
:: Day Tripper
:: Don't Let Me Down
:: Eleanor Rigby
:: Get Back
:: Got to get you into my life
:: Help
:: Helter Skelter
:: Here Comes The Sun
:: Hey Jude
:: If I Fell
:: Lady Madonna
:: Let it be
:: Michelle
:: Ob-La-Di, Ob-La-Da
:: Revolution
:: Something
:: Twist and Shout
:: We Can Work It Out
:: When I'm Sixty-four
:: Yellow Submarine
:: Yesterday

Agende-se
::
O quê: 12º Concerto da Primavera.
:: Quando: domingo, às 10h30min (duração: 90min).
:: Onde: estacionamento do Cetel (Cidade Universitária, em Caxias do Sul). Em caso de chuva, será transferido para o UCS Teatro, sujeito à capacidade do espaço.
:: Quanto: entrada gratuita.

Leia também
Luiza Possi apresenta show "Piano & Voz", nesta sexta, no UCS Teatro
Exposição no Centro de Cultura Ordovás é um mergulho na mente do artista Samuel Casal
Pianista Angelin Loro realiza recital beneficente no próximo sábado, em Caxias
Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela comemora 30 anos com programação gratuita

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros