"Monstros do Cinema" aproxima a garotada do universo do terror na Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Fantasia01/10/2018 | 12h10Atualizada em 01/10/2018 | 12h10

"Monstros do Cinema" aproxima a garotada do universo do terror na Feira do Livro de Caxias do Sul

Projeto oferecido pelo Sesc Caxias conta com diversas atividades voltadas para o público infantil e adolescente

"Monstros do Cinema" aproxima a garotada do universo do terror na Feira do Livro de Caxias do Sul Universal/Divulgação
Frankenstein é um dos monstros mais famosos da história do cinema Foto: Universal / Divulgação

A programação da Feira do Livro de Caxias do Sul traz este ano um espaço dedicado a liberar a imaginação da criançada, ao mesmo tempo em que a introduz, de forma bastante lúdica, ao universo dos monstros e do terror. O Espaço Sesc - Monstros do Cinema apresenta contação de histórias de terror clássicas da literatura voltada para pais e filhos, oficinas para montagem de monstros de brinquedo e de produção de vídeos de terror com o celular, bate-papo sobre monstros famosos da história do cinema, entre outras atividades. Elas se  iniciaram no fim de semana e seguem até o fim da Feira, que ocorre na Praça Dante Alighieri até dia 14.

A inspiração para o Monstros do Cinema foi o livro-brinquedo homônimo assinado pelo poeta e editor Augusto Massi e pelo ilustrador Daniel Kondo, lançado em 2016. A obra traz um levantamento histórico de 11 personagens-monstros da indústria cinematográfica – como Drácula, Frankenstein, Godzilla e King Kong – e uma versão dos próprios para recortar e montar. Os autores também vão participar de oficinas e bate-papos ao longo da programação da Feira.

– Nós fomos visitar e Jornada de Literatura de Passo Fundo e conhecemos o Daniel e o trabalho dele lá. Ficamos muito bem impressionados e percebemos que seria muito bacana trazer pra Caxias, até por ser destinado a um público que às vezes fica no vácuo, que é o adolescente. Claro que dentro desse universo há uma parte que vai encantar mais as crianças, outras para adultos, mas o principal foco é o público jovem, que além de se interessar por monstros, também começa a se interessar por colocar em prática a sua imaginação – ressalta a gerente do Sesc Caxias do Sul, Luciana Stello.

Um dos pontos altos da programação específica do espaço é a oficina Introdução à História Em Quadrinhos, que ocorre no próximo sábado. A atividade será ministrada por Frank Tartarus, roteirista, ilustrador e colorista de diversas publicações, e Wagner Carsten, ilustrador profissional. A dupla abordará o processo de elaboração de uma HQ desde a ideia até o produto final, e depois irá oferecer uma prática para que os inscritos possam colocar as suas ideias no papel. 

No último final de semana, o destaque será a oficina de maquiagem de zumbis, que promete fazer muito sucesso com crianças, adolescentes e adultos que curtem a cultura consagrada nos games e nas telonas por Resident Evil e Walking Dead, por exemplo. A atividade ficará por conta do maquiador Igor Vessoni. Todas as atividades são gratuitas, mediante contribuição de um livro em bom estado de conservação.

Destaques
Todos os dias da Feira, 8h30min e 10h: Contos de Terror (para escolas e instituições agendadas).
Segunda (1º), 14h: oficina Cabeça, Tronco e Membros - monte o seu mostro, com Daniel Kondo.
Sábado (6), 10h: oficina Iniciação a História em Quadrinhos, com Frank Tartarus e Wagner Carsten.
Quinta (11), 19h30min: Case FantasPoa – bate-papo com o diretor e curador João Pedro Fleck.
Sábado (13), 10h: oficina para adultos de maquiagem zumbi com o maquiador Igor Vessozi. Às 15h será para as crianças.
Domingo (14), 10h: oficina de toy art com Gio & Doug para pais e filhos.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros