Frei Jaime: ouvir o silêncio - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião03/10/2018 | 07h00Atualizada em 03/10/2018 | 07h00

Frei Jaime: ouvir o silêncio

O mundo não carece de palavras. O que está faltando mesmo é silêncio

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que, às vezes, ele se transforma na mais perfeita resposta." (Fernando Pessoa).

Além de colocar-se sempre a caminho, o ser humano é convocado à construção da própria identidade. A busca pelo conhecimento é muito significativa, quando o desejo se volta para o autodesenvolvimento. A convivência tem um papel muito importante, pois desafia a aceitação das diferenças e amplia a possibilidade de trocas que tocam a alma. Transbordar o que vai nas profundezas do ser é uma forma de harmonizar as emoções e implementar as necessárias melhorias. Dificilmente alguém contabiliza quantas palavras pronuncia ao longo de um dia. 

Leia mais
Frei Jaime: em busca do equilíbrio
Frei Jaime Bettega: sempre é tempo

Quanto maior o número de meios, mais palavras são escritas e verbalizadas. O mundo não carece de palavras. O que está faltando mesmo é silêncio. A sabedoria, que faz a diferença em tudo, necessita do silêncio para poder se manifestar. Uma pessoa sábia consegue reservar momentos de profunda quietude, de onde brotam as mais incríveis inspirações. A história da humanidade está repleta de exemplos de pessoas que se retiravam para os desertos ou montanhas, no desejo de saborear o silêncio.

O equilíbrio de uma pessoa passa também pelo tempo dedicado ao silêncio. Quando as palavras cessam, a harmonia acaba preenchendo os espaços existenciais. Além de favorecer a paz, o silêncio contribui alcançando belas respostas às questões que inquietam os dias. Ser capaz do silêncio é uma conquista que merece destaque. De fato, o grande problema do cotidiano é justamente o excesso de palavras. Quando o silêncio tiver a oportunidade de ocupar seu espaço, certamente a vida terá um significado mais do que especial. O silêncio é capaz de formular incríveis respostas. Quantas alegrias são alcançadas, a partir do silêncio.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros