Frei Jaime: descomplicando a vida - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião09/10/2018 | 06h00Atualizada em 09/10/2018 | 06h00

Frei Jaime: descomplicando a vida

Diferentes pontos de vista podem significar quilômetros de afastamento

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... encontrando-se com a serenidade e a paz... recordando os compromissos para este dia... Sim, tudo dará certo! A fé abre infinitas portas! Vamos lá! 

"As pessoas se afastam porque deduzem mais do que dialogam." 

Num tempo onde é possível praticamente eliminar distâncias, a experiência humana traz presente uma realidade que pode ser vista como contraditória: as pessoas se afastam por qualquer motivo. Diferentes pontos de vista podem significar quilômetros de afastamento. O pensamento é capaz, sim, de criar muralhas entre aqueles que teriam tudo para conviver alegremente. Muitos distanciamentos acontecem sem compreensão, pois os motivos não foram verbalizados. Não faltam meios para promover e facilitar a comunicação. 

Apesar das facilidades, tomar distância ainda é uma técnica ou uma atitude muito presente no cotidiano. Tudo pode ser resolvido com um bom diálogo, permitindo a sinceridade através do ‘olho no olho’. Quantas inverdades são orquestradas por aqueles que acabam deduzindo, elencando possibilidades, distante quase sempre da verdade e da realidade. Tudo poderia ser diferente se o diálogo prevalecesse, independentemente da situação. Quantas suposições desnecessárias e infundadas, simplesmente por falta de capacidade de falar abertamente com a pessoa interessada. A vida sempre será simples. 

O relacionamento com aqueles que são diferentes nunca será problema, mas é necessário despir-se de julgamentos e de restrições. O afastamento não faz bem para ninguém, uma vez que a fraternidade é uma possibilidade ao alcance de todos. Permanecer longe é abrir espaço para alojar o vazio e acumular algumas amarguras. É bem verdade que nem sempre é fácil estar de bem com todos. Mas o diálogo não deveria ficar em segundo plano. A vida é um instante. Que a passagem por esse mundo seja marcada pela permanência em muitos corações. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!  

Leia também
3por4: Bento Gonçalves terá apresentação da Orquestra de Brinquedos de Yanto Laitano
Adriana Antunes: escolhas
Agenda: Caxias recebe Luiza Possi em 19 de outubro
Criadora de mistura usada contra a desnutrição ensina como aproveitar alimentos em Caxias 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros