Filme "Frankenstein" terá sessão musicada ao vivo pela banda Quarto Sensorial, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música e cinema09/10/2018 | 08h00Atualizada em 09/10/2018 | 08h00

Filme "Frankenstein" terá sessão musicada ao vivo pela banda Quarto Sensorial, em Caxias do Sul

Trio porto-alegrense elaborou trilha sonora instrumental em parceria com o produtor F_ck the Zeitgeist

Filme "Frankenstein" terá sessão musicada ao vivo pela banda Quarto Sensorial, em Caxias do Sul Beta Iribarrem/Divulgação
Quarto Sensorial e F_ck the Zeitgeist, alcunha do arranjador Valmor Pedretti Jr, estrearam projeto na mais recente edição do Fastaspoa Foto: Beta Iribarrem / Divulgação

Fãs de cinema clássico e de boa música instrumental têm encontro marcado nesta quarta-feira, na programação da Feira do Livro de Caxias do Sul. A banda porto-alegrense Quarto Sensorial, que visitou Caxias uma única vez em 2014, para um show no extinto Vagão Classic, retorna à cidade para realizar uma sessão musicada do filme Frankenstein (1931), dirigido por James Whale e estrelado por Boris Karloff, um dos grandes ícones e precursores dos filmes de terror. Trata-se também de uma homenagem ao livro de Mary Shelley que deu origem ao filme, cujo lançamento completa 200 anos em 2018. 

O projeto estreou na edição mais recente do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa. Para compor uma trilha que pudesse ser tocada junto à exibição do filme, o trio formado por Carlos Ferreira (guitarra), Bruno Vargas (baixo) e Martin Estevez (bateria) juntou-se ao produtor F–ck The Zeitgeist (alcunha de Valmor Pedretti Jr), que emprestou à banda suas referências carregadas de psicodelia. Ao contrário da primeira experiência dos porto-alegrenses com trilha ao vivo para cinema, musicando o filme mudo alemão Sombras, de 1923, o trabalho em cima de Frankenstein exigiu a atenção de respeitar as próprias falas e a sonoplastia do filme, inclusive os momentos em que o silêncio assume papel narrativo.

– O Valmor começou a trabalhar conosco na trilha fazendo algumas ambiências, alguns sons eletrônicos, e nós preferimos seguir por esse caminho, mais atmosférico do que tocado nos instrumentos, com menos notas, sem nunca sobrepor a trilha ao filme.  Tomamos muito cuidado para não competir com a história, mas sim de somar oferecendo uma experiência complementar à narrativa – comenta Bruno Vargas.

Cena do filme Frankenstein, estrelado por Boris Karloff
Filme de 1931 é a adaptação mais conhecida da obra literária de Mary ShelleyFoto: Reprodução / Reprodução

A trilha elaborada para Frankenstein resultou em um álbum que leva o nome do filme, extraído da gravação de uma das quatro sessões ao vivo feitas durante o Fantaspoa. Além do CD, o trabalho está disponível para audição no Youtube e também para download no perfil da banda no site Bandcamp.

– É um disco com pouco mais de 20 minutos, que traz uma amostra do que é a trilha. Não está na íntegra porque a apresentação tem muitas partes improvisadas, que não fariam tanto sentido sem a imagem. Preferimos colocar no disco apenas as partes mais estruturadas – destaca Vargas.

Conhecida por unir elementos do jazz e do rock progressivo, a Quarto Sensorial  está na estrada desde 2007. Desde então, lançou os álbuns A+B (2009) e Halteroniilismo (2014). A apresentação em Caxias do Sul integra a programação do Espaço Sesc - Monstros do Cinema, que ocorre durante a 34ª Feira do Livro. 

Programe-se
O quê: sessão musicada de Frankenstein com Quarto Sensorial + Fu–k the Zeitgeist.
Quando: quarta-feira (10), às 20h.
Onde: Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1.333, na Casa da Cultura).
Quanto: entrada gratuita, mediante a doação de um livro usado, em bom estado, para retirada dos ingressos no Sesc ou na bilheteria da Casa da Cultura. (o CD "Frankenstein", da Quarto Sensorial, estará à venda por R$ 10)

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros