Exposição "Entre---Tecer" reúne trabalhos de oito artistas de diversas cidades gaúchas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Entrelaçadas pela arte16/10/2018 | 07h00Atualizada em 16/10/2018 | 08h53

Exposição "Entre---Tecer" reúne trabalhos de oito artistas de diversas cidades gaúchas

Mostra pode ser conferida no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul

Exposição "Entre---Tecer" reúne trabalhos de oito artistas de diversas cidades gaúchas Cláudia Velho/divulgação
Nos trabalhos, as artistas propõem reflexões sobre diversos temas que consideram pertinentes Foto: Cláudia Velho / divulgação

Entre pontos, costuras, cores, fibras e texturas, oito mulheres de diferentes cidades do Rio Grande do Sul fazem da arte têxtil o suporte para propagar as questões que as tocam. Unidas há seis anos pelo interesse neste processo de produção artística que vai muito além de simplesmente unir pedaços de tecido com agulha e linha, Sinara Maria Boone, Hellen Schumacher Magnani, Maria Ignez Samariani, Sara Netto, Adriana Guimarães, Maria Cristina Maluf Gardolinski, Carmen Netto e Mana Athanazio estão juntas na exposição Entre---Tecer, em cartaz até o dia 25 na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul. 

Em uma série de trabalhos que envolvem bordado e patchwork, a chamada arte quilt, as artistas apropriam-se da linguagem para propor uma reflexão sobre temas que consideram pertinentes. Cada uma dentro de sua poética, porém interligadas entre si por meio da técnica e de camadas que se sobrepõem ao meramente decorativo.

— Esses processos de arte têxtil têm crescido muito nos últimos anos. Uma linguagem que vem sendo usada por vários artistas no mundo inteiro, mas que aqui na região não é muito difundida — salienta Sinara, que assina a organização da mostra.

Representando Caxias do Sul, Sinara tem sua produção debruçada sobre a passagem do tempo e o que ela acarreta. De Três Coroas, Maria Ignez discute a questão do feminino. Sara (Gramado) e Adriana (Canela), por sua vez, focam no bordado em si e Mana (Gravataí) mergulha na poética da leveza.

O grupo se reúne mensalmente em Gramado, no atelier de Carmen Netto. É lá onde pesquisam, refletem, compartilham memórias e põem em prática as ideias que fervilham em suas mentes criativas. Carmen, aliás, é a mentora do Festival Internacional de Quilt e Patchwork, cuja 21ª edição ocorreu este ano na cidade da Região das Hortênsias, atraindo artistas do Brasil e de outros países sul-americanos.

— O têxtil é um material com o qual a gente tem muita afinidade existencial. Estamos a vida inteira envoltos em panos, em tecidos. Então parece que tira o estigma da arte, do pincel, da tela. E se tu consegues deixar isso te absorver e se expressar, é muito bonito — reflete Carmen.

Programe-se
:: O quê:
exposição Entre---Tecer.
:: Onde: Galeria de Arte do Campus 8 - UCS (Av. Frederico Segala, 3.099, Bairro Samuara, RS 122, Km 69, Caxias do Sul - RS).
:: Quando: visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
:: Quanto: entrada franca.

Leia também
Confira quais foram os livros mais vendidos na 34ª Feira do Livro de Caxias
Ponto de cultura NAV oferece maratona de oficinas relacionadas à imagem até o fim do ano
Evento alusivo ao Dia do Poeta reunirá público e autores neste sábado, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros