Coro Espelho Sonoro faz concerto de estreia nesta quinta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música25/10/2018 | 09h00Atualizada em 25/10/2018 | 09h00

Coro Espelho Sonoro faz concerto de estreia nesta quinta, em Caxias

Espetáculo inicia às 20h, na Sede Social do Recreio da Juventude. Entrada é gratuita

Coro Espelho Sonoro faz concerto de estreia nesta quinta, em Caxias Goy Komosinski/Divulgação
Foto: Goy Komosinski / Divulgação

Arranjos vocais que transbordam cores e ritmos tipicamente brasileiros. Essa é a proposta do Coro Espelho Sonoro, que faz seu concerto de estreia na noite desta quinta (25), na Sede Social do Recreio da Juventude. É o primeiro capítulo de uma história que começou há três anos, quando o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passou a oferecer cursos de extensão em teoria e percepção musical no campus de Caxias do Sul.

Mas foi em janeiro deste ano que a ideia de criar um coral que traduzisse a brasilidade ganhou corpo, quando a instituição formou um grupo de trabalho para ensaios de técnica vocal e estudo de repertório, sob a regência do maestro Goy Komosinski. Para a noite de estreia, os artistas prometem um repertório dinâmica, percorrendo desde os versos clássicos de Pixinguinha (1897-1973) à batida contemporânea de Carlinhos Brown e Marisa Monte.

— A música popular brasileira, assim como a latino-americana, possui uma linguagem bem específica, principalmente em aspectos rítmicos e harmônicos na sua construção. Então os arranjos que a gente canta tentam trazer esses elementos. Fizemos todo um trabalho que busca nas vozes a sonoridade do Brasil. É o nosso grande desafio — afirma Komosinski, que não esconde a expectativa para o lançamento do projeto.

Além das vozes do Espelho Sonoro, o concerto terá participação especial do Coral Banrisul, considerado um dos mais importantes do país, e do tradicional coro pernambucano Via Voz, que se apresenta pela primeira vez em solo gaúcho.

Influência "hermana"

Mas não é apenas a diversidade brasileira que serve de inspiração para os músicos. O nome Espelho Sonoro está carregado de sotaque portenho — a escolha faz referência ao aclamado escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986):

— Estávamos em dúvida sobre o nome quando vimos uma frase do Jorge Luis Borges: “a arte deve ser um espelho que nos revele a própria face”. Ficamos encantados com essa ideia da arte ajudando a mostrar quem somos. Por isso adotamos Espelho Sonoro, porque acreditamos que as músicas são um reflexo da nossa identidade – conta o maestro.

As vozes
Além do regente Goy Komosinski, o grupo vocal conta com os músicos Carina Zilio, Charles Friske, Cibeli Scariot, Felipe Abreu, Graziela Tassi, Jonny Boeira, Luísa Biesek, Marina Bazzo, Mahwee Bertotti, Nano Drea, Natã Souza, Sandra Boeira e Zico Farias.

PROGRAME-SE
O quê:
concerto de lançamento do Coro Espelho Sonoro.
Quando: nesta quinta (25), às 20h (duração: 75 minutos).
Onde: Sede Social do Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, 1762), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada gratuita.
Informações: pelo telefone (54) 99159-9126.

Leia também:
Exposição "Intersecção Criativa" inaugura nesta quarta-feira, em Caxias do Sul
Agenda: Jorge e Mateus fazem show em 30 de novembro, nos Pavilhões da Festa da Uva
3por4: exposição "Com ou Sem máscaras"será lançada em 1º de novembro

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros