Bandolinista Hamilton de Holanda se apresenta em Caxias do Sul neste domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Tum Tum Instrumental12/10/2018 | 06h00Atualizada em 12/10/2018 | 11h09

Bandolinista Hamilton de Holanda se apresenta em Caxias do Sul neste domingo

Músico indicado ao Grammy Latino por seu álbum mais recente faz show no Teatro Pedro Parenti, às 20h

Bandolinista Hamilton de Holanda se apresenta em Caxias do Sul neste domingo Gustavo Otero/Divulgação
Foto: Gustavo Otero / Divulgação

Um dos principais nomes da música brasileira na atualidade e referência absoluta no bandolim, Hamilton de Holanda também é um habitué da principal premiação da música latino-americana, o Latin Grammy. Além de um troféu conquistado pelo Melhor Álbum Instrumental de 2016, o tributo Samba de Chico, são outras duas indicações para o músico que neste domingo se apresenta pela primeira vez em Caxias do Sul:  no ano passado, como Produtor do Ano pelo seu álbum Casa de Bituca; neste ano, volta a concorrer pelo melhor Álbum Instrumental com o recém-lançado Jacob 10ZZ, primeiro volume de uma caixa de quatro discos que homenageia os 100 anos de Jacob do Bandolim. Em conversa por telefone com o Pioneiro, o músico fluminense ressalta a importância de Jacob para a sua formação como instrumentista.

– O Jacob foi a minha primeira referência. É o compositor de quem eu aprendi mais músicas e de quem toco mais músicas até hoje. Ele influenciou definitivamente a minha linguagem e a minha maneira de tocar bandolim – define o artista. 

No show em Caxias do Sul, que faz parte da 6ª edição da mostra Tum Tum Instrumental, Hamilton tocará ao lado do trio completado pelo baixista Guti Wirtti e pelo percussionista Thiago da Serrinha. A formação mais enxuta, segundo Hamilton, o permite explorar o instrumento para além das possibilidades melódicas do bandolim de 10 cordas, que ele desenvolveu no início dos anos 2000 para ter um pouco mais de notas e um som mais grave (o bandolim original tem oito cordas).

Hamilton de Holanda Trio é uma das atrações do Tum Tum Instrumental 2018, em Caxias do Sul
Foto: Marcos Portinari / Divulgação

– O trio é uma formação que coloca o instrumento em uma condição desafiadora por ter a missão de tocar a harmonia, além da melodia. Por conta disso, é um espaço que me ajuda muito a explorar a linguagem polifônica desse instrumento que eu desenvolvi justamente com essa intenção. Fui muito influenciado pelo violão e pelo piano, que oferecem a possibilidade de tocar ritmo, melodia e harmonia ao mesmo tempo. O bandolim de 10 cordas nasce dessa vontade de conseguir tocar os três elementos básicos da música – explica o artista carioca. 

Apesar dos mais de 30 discos lançados e de um currículo extenso de participações no palco ou no estúdio ao lado de gigantes como Chico Buarque, João Bosco, Yamandú Costa e Hermeto Pascoal, entre outros, Hamilton parece ter como maior orgulho ter dado a sua contribuição para enriquecer o instrumento ao qual se dedica desde os cinco anos de idade:

– Hoje em dia, se você procurar na internet por vídeos de cavaquinistas e bandolinistas, via encontrar muitos tentando desenvolver essa técnica de tocar harmonia e melodia juntas, o que eu considero a minha contribuição para uma forma de pensar a música. Na verdade é um caminho que continuo trilhando, sem parar. Quando ouço um disco que ouvi cinco anos atrás e outro que fiz nesse ano, percebo que melhorei muito, e que ainda posso melhorar bastante.

Quando Hamilton de Holanda subir ao palco do Teatro Pedro Parenti neste domingo,  às 20h,o público caxiense poderá perceber de pertinho o quanto desse caminho já foi percorrido.

Programe-se

O quê: show com Hamilton de Holanda Trio no Tum Tum Instrumental
Quando: domingo, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível)

Leia também
Rafael Portugal traz a Caxias o espetáculo "Eu comigo mesmo", neste sábado 
Agenda: Caxias do Sul recebe Gusttavo Lima neste domingo  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros