Artistas por segundo: mostra de curtas do Dia Internacional da Animação ocorre domingo em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Celebração26/10/2018 | 07h11Atualizada em 26/10/2018 | 13h09

Artistas por segundo: mostra de curtas do Dia Internacional da Animação ocorre domingo em Caxias

Com entrada franca, evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação

Artistas por segundo: mostra de curtas do Dia Internacional da Animação ocorre domingo em Caxias Opusbou / Divulgação/Divulgação
Curta metragem argentino "O Emprego", de Santiago Grasso, é um dos escolhidos para a exibição na edição deste ano Foto: Opusbou / Divulgação / Divulgação

Pauvre Pierrot, nome que em tradução livre "pobre pierrot", é considerado um dos primeiros curtas-metragens de animação do mundo. Obra francesa filmada em 1892 e dirigida por Charles-Émile Reynaud, a produção consiste em 500 imagens pintadas individualmente e rodadas por cerca de 15 minutos. Sua versão original, considerada perdida, representa parte do início da história da animação. E para manter viva a memória e estimular a produção dessa arte, foi instituído, em 2002, o Dia Internacional da Animação, uma mostra de curtas-metragens de desenhos nacionais e internacionais. Em Caxias, a iniciativa ocorre neste domingo.

Com entrada franca, o evento é realizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Neste ano, entre os 26 curtas exibidos no UCS Cinema, estão obras como Piconzé (1972), de Ype Nakashima, primeiro longa-metragem colorido de animação produzido no Brasil, O Homem na Caixa (2018), de Ale Borges, Alvaro Furloni e Guilherme Gehr, Lé com Cré (2018), de Cassandra Reis e El Empleo (2008), curta argentino dirigido por Santiago Bou Grasso.

Para Maurício Sabbi, coordenador do evento em Caxias há 10 edições, o principal objetivo é, além de acender discussões sobre o tema da animação e colocar o público em contato com essas obras, também despertar o interesse para novas produções e movimentar o mercado: 

– Existe uma produção engavetada em Caxias, agora mais ainda com a questão do Financiarte (edital não será lançado em 2018). A arte digital hoje é importante porque os jovens estão cada vez mais procurando um meio de exposição. E se não oferecermos isso para eles aqui, eles vão procurar fora do país.

Paralelamente às exibições, o Dia Internacional da Animação em Caxias também promove uma mesa redonda com o tema Animação: Processos Criativos e Profissão. A ideia, segundo Sabbi, é conversar sobre mercado e criatividade. Os painelistas são Filipe Consoni, Maurício Sabbi, Michel Kriger, Rafael Dambros, Marcelo Luis Fardo (como moderador) e Gleison Trindade. Este último, estudante de animação 2D, que, aos 16 anos, lança seu primeiro curta, O lápis e a borracha.

Storyboard do filme "O lápis e a borracha"Foto: O lápis e a borracha / Reprodução

– Comecei a fazer o curso de animação com o Sabbi e um dia ele chegou com o projeto desse filme. Aí fiz uma cena. Aí fui melhorando meus traços, mas sempre pensando: como será que se faz um desenho animado?. Quando percebi, já tinha feito. Abracei a oportunidade como alguém abraça a mãe – brinca Trindade.

O curta de Trindade conta a história de "um dia como outro qualquer na vida de um lápis", que é interrompido pela presença da dona da limpeza, a borracha. A equipe é composta por Maurício Sabbi (diretor, animador e editor), Gleison Trindade (animador), Éder Bergozza (trilha sonora) e Dani Atolin (roteiro).

Sabbi afirma que a seleção de curtas da edição de 2018 é a melhor desde o início do evento. Para ele, a exibição das produções proporciona ao público a oportunidade de conhecer diferentes artistas:

– A principal coisa da animação é que, em cada segundo, você terá 24 desenhos. Então, em cada segundo, você enxerga uma obra diferente. Cada quadro expressa a visão do artista e o que ele pensou para aquela obra: emoção, alegria... Cada desenho é um artista novo.

AGENDE-SE

O quê: Mostra de curtas do Dia Internacional da Animação.
Onde: no UCS Cinema, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul.
Quando: domingo. Início da mesa redonda às 17h e exibição dos curtas às 19h.
Quanto: entrada gratuita. 

Mostra nacional

Ype Nakashima, diretor do longa "Piconzé", foi um cartunista japonês naturalizado brasileiroFoto: Reprodução

Piconzé, Ype Nakashima.
O Homem na Caixa, Ale Borges, Alvaro Furloni e Guilherme Gehr.
Millie, de Israel Dilean.
Insone, de Débora Pinto e Breno Guerreiro.
Trip, de Péricles Ianuch. 
La Loba, de Julia de Macedo Nicolescu. 
8 Patas, de Fabrício Eduardo Rabachim, Gabriel Barbosa, Pietro Leonardo Nichelatti Nicolodi.
Um Conselho Animador, de Thiago Calçado.
Torre, de Nádia Mangolini. 

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Mostra Infantil

Frame do curta animado "Lé com cré", da cineasta Cassandra ReisFoto: Reprodução

BLWARH: Navegando no Deserto, de Levi Magalhães.
Metamorfose, de Jane Carmen Oliveira.
Escamas da noite, de Bruna Santana.
Chiclete Balão, de Felipe Tadeu.
Millie, de Israel Dilean.
Lé com Cré, de Cassandra Reis.
Bolha, de Estúdio Escola de Animação.
O Malabarista, de Iuri Moreno.

Classificação Indicativa: Livre

Mostra Internacional

Curta argentino "Inercia", de Becho Lo Bianco e Mariano Bergara, é um dos destaques da programação internacionalFoto: Reprodução

Los Aeronautas, de León Fernández (México).
Luminaris, de Juan Pablo Zaramella (Argentina).
High Wool, de Nikolai Maderthoner, Moritz Mugler (Alemanha).
El empleo, de Santiago Bou Grasso (Argentina).
Serio, de Ana Gusson (Canadá/Brasil).
60 Segundos de Oscuridad, de Pablo Conde (Argentina).
The short story of a fox and a mouse, de Camille Chaix, Hugo Jean, Juliette Jourdan, Marie Pillier, Kevin Roger (França).
Inercia, de Becho Lo Bianco e Mariano Bergara (Argentina).
Last Call, de Sara Barbas (Inglaterra/Portugal).

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Leia também
Prefeitura de Caxias notifica loja por banner de exposição e caso repercute nas redes sociais
3por4: RevitallePet, em Caxias, promove ação alusiva ao Halloween, na próxima segunda

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros