3por4: Caxias receberá programação do Dia Internacional da Animação  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cinema16/10/2018 | 08h00Atualizada em 16/10/2018 | 08h00

3por4: Caxias receberá programação do Dia Internacional da Animação 

Filmes serão exibidos no UCS Cinema

3por4: Caxias receberá programação do Dia Internacional da Animação  Reprodução/Reprodução
O belíssimo "Torre" está na seleção de curtas nacionais Foto: Reprodução / Reprodução

No próximo dia 28, Caxias entra novamente na rota da programação que celebra a produção de curtas animados ao redor do mundo. É a Mostra do Dia Internacional da Animação, seleção gratuita de produções nacionais e estrangeiras que ocupa a telona do UCS Cinema, das 19h às 23h. A lista de exibição deste ano tem 26 filmes, incluindo mostra infantil, nacional e internacional (com produções da Alemanha, Argentina, França, Canadá, México e Inglaterra). 

Entre os selecionados brasileiros, a coluna indica o tocante Torre (foto), dirigido pela paulista Nádia Mangolini. Com 18 minutos de duração, o filme passeia por várias técnicas para juntar as peças nas memórias de quatro irmãos, filhos do primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira. A obra ocupa a 16ª posição no livro Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais (2018), lançamento da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); e levou os kikitos de melhor direção de arte, melhor curta do júri popular e melhor curta do júri da crítica na última edição do Festival de Cinema de Gramado. O trabalho chama atenção ao abordar de forma inventiva e emocionante uma temática tão dura como a da ditadura brasileira. Além disso, traz reflexões urgentes aos tempos que vivemos.

Outra atração legal da mostra em Caxias será a mesa redonda Animação: Processos Criativos e Profissão, com a participação de Filipe Consoni (Sirena Studio), Gleison Trindade (Artebel), Maurício Sabbi (coordenador do Dia da Animação em Caxias), Michel Kriger (Spaghetti Filmes) e Rafael Dambros (ilustrador). O moderador será Marcelo Luis Fardo, coordenador do Bacharelado em Criação Digital da UCS. O papo começa às 17h, com entrada franca.

Leia também:
Agenda: 1º Tchê Festival ocorre neste sábado, no Teatro Pedro Parenti
3por4: Conheça o som eletrônico do caxiense Seneris
Agenda: espetáculo "O Sapato que me Cabe" será encenado nesta terça-feira, em Antônio Prado
Ponto de cultura NAV oferece maratona de oficinas relacionadas à imagem até o fim do ano

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros