3por4: Aldeia Sesc Caxias terá programação dedicada à cultura afro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Representatividade31/10/2018 | 08h10Atualizada em 31/10/2018 | 08h10

3por4: Aldeia Sesc Caxias terá programação dedicada à cultura afro

Festival começa neste sábado

3por4: Aldeia Sesc Caxias terá programação dedicada à cultura afro Porthus Junior/Agencia RBS
Boneca Abayomi é símbolo desta edição Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Olha que coisa mais fofa a bonequinha que ladeia o material de divulgação do 6º Aldeia Sesc Caxias. A programação começa neste sábado e vai até o dia 8 de novembro, seguindo a riquíssima temática da cultura afro. Por isso a boneca Abayomi está aí. Esse exemplar da foto foi confeccionado pela artesã Angela Martins e veio com um bilhetinho explicando sua origem. As Abayomis são uma espécie de amuleto criado por mulheres escravas com pedaços de suas próprias roupas e dados para seus filhos, para que não se sentissem abandonados sem sua presença. Além disso, as peças também serviam como ferramenta para manter laços com as  origens étnicas. 

Leia mais:
Vozes, ritmos e consciência: Caxias do Sul recebe show do projeto 50 Tons de Pretas neste sábado

Mas, voltando ao Aldeia Sesc, a programação vai integrar uma oficina super legal para aprender a fazer as Abayomis. Vai ser neste domingo, às 14h, lá no Parque dos Macaquinhos. Além disso, até o dia 8, Caxias vai receber uma série de atrações locais ligadas a temática afro, incluindo a participação de Cardo Peixoto, Carla Vanez, Maracatu Baque dos Bugres, Grupo Zingado, Choros de Balcão, Pura Curtição, Etiene Nadine, o senegalês Mouhamed Aw com a banda Não Alimente os Animais e o novo projeto musical de Chiquinho Divilas (falaremos mais sobre ele aqui). Da seleção super bacana de artistas convidados de Porto Alegre e de fora do Estado, a coluna destaca as vozes sensacionais das porto-alegrense do 50 Tons de Pretas (corre lá na capa do Sete Dias), os paulistas do Coletivo Negro, que mostrarão a peça teatral Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, um encontro de percussão com Richard Serraria e Sandro Gravador e as oficinas de teatro e dança do projeto Negro Olhar (foto abaixo).

O circuito cultural leva apresentações, oficinas, debates, exposições para diferentes espaços da cidade, reverenciando o acesso popular. Tem muita coisa boa para rolar por aqui sob a chancela do Sesc. Confira a programação completa no site da instituição.

Oficina Negro Olhar será uma das atrações do 6º Aldeia Sesc em Caxias
Foto: Tatiana Tiburcio / Divulgação

Leia também:
3por4: Cantor Marciano se apresenta em Flores da Cunha nesta quarta
3por4: Caxienses da Cuscobayo e da Catavento participam do festival Meca, neste sábado
3por4: Bloco da Ovelha promove festa com a banda Francisco, El Hombre


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros