Vinicius Modelski ministra oficina gratuita de guitarra gaúcha em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música10/09/2018 | 09h00Atualizada em 10/09/2018 | 09h00

Vinicius Modelski ministra oficina gratuita de guitarra gaúcha em Caxias do Sul

Artista integra banda de um dos cantores mais conhecidos do meio tradicionalista

Vinicius Modelski ministra oficina gratuita de guitarra gaúcha em Caxias do Sul Julhano Santoz/Divulgação
A partir do próprio contato com a música regional, Modelski faz um passeio por gêneros como milonga, vanera e chamamé Foto: Julhano Santoz / Divulgação

Músico desde os oito anos, Vinicius Modelski, hoje com 23, pode ser considerado um especialista em ritmos regionais gaúchos, a despeito da pouca idade e da pinta de roqueiro com que se apresenta no palco. Desde 2014, o caxiense roda pelo Brasil como guitarrista da banda de apoio de um dos cantores mais conhecidos do meio tradicionalista, Sandro Coelho, ex-vocalista do grupo Tchê Garotos. Conciliando a carreira com o curso de licenciatura de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Vinicius aproveitou a última disciplina de estágio para criar uma oficina gratuita e aberta a qualquer interessado, com o tema Guitarra Gaúcha. Com 16 horas divididas em oito encontros, sempre às segundas-feiras, as atividades se iniciam nesta segunda-feira, no Sesc Caxias. 

– Fiz uma pesquisa de interesse no Facebook no início do ano, perguntando para conhecidos do meio musical se eles se interessariam por uma oficina de guitarra gaúcha ou de guitarra country, que é um gênero que também me interesso. A maioria dessas pessoas, inclusive guitarristas que tocam em bandas de rock, demonstrou interesse em conhecer mais sobre guitarra gaúcha. Como toco esse gênero há quase 15 anos, acho que o fato de ter tocado com muitos músicos bons, e a minha prática em baile, me fez desenvolver muitas coisas que penso ser bacana compartilhar na oficina – comenta o músico. 

Por ser um curso aberto, que pode receber interessados com diferentes níveis de conhecimento sobre o instrumento e sobre música, as aulas serão menos sobre as técnicas mais específicas, e sim sobre diferentes conceitos envolvidos, um passeio pelos gêneros mais comuns e suas características, além de noções históricas sobre o surgimento de cada vertente e como a música gaúcha chegou ao que é hoje em dia. 

– Minha ideia é abordar os ritmos principais que se toca nos bailes, como a milonga, a vanera, o chamamé, e também um pouco da história da música gaúcha, desde o seu surgimento até os diversos movimentos, como o nativismo, a música missioneira, a música de baile. Para quem quer aprender a tocar, é importante ter uma base histórica para saber de onde vem cada um desses gêneros, quais foram os nomes mais importantes – ressalta o guitarrista. 

A oficina é limitada a 20 participantes.

Agende-se
:: O quê: oficina de Guitarra Gaúcha com Vinicius Modelski.
:: Quando: de 10 de setembro a 27 de outubro, sempre às segundas-feiras, das 19h30min às 21h30min.
:: Onde: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462 – Centro).
:: Quanto: inscrições gratuitas pelo link https://tinyurl.com/yd5etchh.

Leia também
The Beatles no Acordeon planeja novos voos após Liverpool
Caxias do Sul chama atenção pela produção de peças de design exclusivas e também por exportar talentos
Mostra autobiográfica de Verlu Macke, em Caxias, mescla memória e esquecimento
Nhoque feito em Forqueta tem tempero de saudade 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros