Projeto "Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef" apresenta estudantes ao universo da cozinha, em Gramado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado06/09/2018 | 10h21Atualizada em 06/09/2018 | 14h30

Projeto "Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef" apresenta estudantes ao universo da cozinha, em Gramado

Projeto que envolve alunos da rede pública é uma das atrações do 10º Festival de Cultura e Gastronomia

Projeto "Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef" apresenta estudantes ao universo da cozinha, em Gramado Cleiton Thiele/SerraPress
Foto: Cleiton Thiele / SerraPress
Pioneiro
Pioneiro

Além de experimentar pratos locais e inspirados na cozinha uruguaia, quem passar pelo 10º Festival de Cultura e Gastronomia, que começa hoje e segue até o dia 16 em Gramado, também poderá conferir alunos de escolas da rede pública municipal na cozinha. Isso porque o evento será palco para a final da competição do projeto Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef, desenvolvido há sete anos na cidade. Na iniciativa, crianças e jovens de escolas da rede pública, com idades entre 8 e 14 anos, são apresentados ao universo gastronômico e ao ambiente de uma cozinha profissional. Nesse ano, 40 alunos das escolas Carlos Nelz (Caic), Carlos Barbosa, Henrique Bertolucci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Mozes Bezzi, Padre José Scholl, Presidente Vargas e Senador Salgado Filho estão participando. O projeto é idealizado pelo restaurante Nonno Mio, de Gramado.

A parte mais bacana do Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef é que os ingredientes utilizados nas receitas devem ser os mesmos da merenda escolar. O desafio dos grupos, segundo um dos chefs participantes, Cassiano Melo, é transformá-los em um prato digno de um restaurante cinco estrelas. Nesta edição, os pratos elaborados pelos alunos vão dos mais simples, como o rocambole italiano, até preparações mais elaboradas, como o porco agridoce e a geleia picante de abacaxi com pimenta.

_ A ideia do prato vem deles (alunos), isso que é legal. A gente (chefs) está ali para dar uma "gourmetizada" na preparação, auxiliar nas técnicas e nos cortes _ explica Melo.

Há dois meses os chefs da iniciativa vêm realizando oficinas nas instituições de ensino para que os alunos possam treinar o preparo do prato que será apresentado ao júri durante o Festival de Cultura e Gastronomia, no dia 15. A escola vencedora receberá um troféu e participará de um passeio especial.

O 10º Festival de Cultura e Gastronomia terá 20 estações de comida de rua, oficinas e workshops gratuitos na Rua Coberta, além dos tradicionais festins e jantares harmonizados com chefs convidados.

PROGRAME-SE
O quê: 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.
Quando: de hoje até o dia 16, sempre das 10h às 22h.
Onde: Rua Coberta (Av. Borges de Medeiros, 2.759).
Quanto: a entrada é franca.

Leia também:
Whindersson Nunes apresenta o espetáculo "Eita, Casei!" em Gramado e Bento Gonçalves
3por4: caxiense Fabiane Montemezzo lança, nesta quarta, coleção "Hortênsia Lar"



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros