Nivaldo Pereira: o segundo cérebro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião07/09/2018 | 14h20Atualizada em 08/09/2018 | 15h53

Nivaldo Pereira: o segundo cérebro

Se Virgem é um signo associado à fauna e à flora é porque organicamente já lida com isso nas entranhas

Nivaldo Pereira: o segundo cérebro /
Nivaldo Pereira
Nivaldo Pereira

nivaldope@uol.com.br

O símbolo do signo de Virgem, com suas sucessivas espirais, ilustra o processo de discriminação e organização da energia no corpo. Mais especificamente, representa o intestino, o órgão virginiano, no qual ocorre a extração e absorção dos nutrientes da comida. Fazendo jus à complexidade de Virgem, o intestino é chamado de “segundo cérebro”. Sim: ele abriga meio bilhão de neurônios, num circuito de volutas que pode chegar a nove metros, do esôfago ao reto. É um sistema nervoso à parte! Detalhes tão pequenos, afinados na barriga, são responsáveis por ditar humores e até o equilíbrio mental. E também funciona a mão dupla, com a mente afetando o funcionamento intestinal.

Se Virgem é um signo associado à fauna e à flora – e costuma ser representado entre plantas e animais – é porque organicamente já lida com isso nas entranhas. Além da sofisticada rede de neurotransmissores em funções variadas, o intestino também conta com o auxílio de uma população de trilhões de bactérias. Elas são do bem: vivem em nós, mas pagam o devido aluguel, trabalhando na digestão dos alimentos e na defesa contra invasores. Quando tudo em ordem no intestino, a serotonina produzida leva à cabeça a sensação de bem-estar. E ficamos sossegados. Mas, quando chegam aí muitas bactérias do mal – xiii, comida estragada ou contaminada! –, a desordem se instala, indo do desânimo à infecção. Entendeu o porquê de tantos virginianos, até inconscientemente, se preocuparem com limpeza e dietas?

É regra: bons hábitos alimentares implicam num correto funcionamento do intestino – e da mente. Talvez seja mais difícil lidar com as mensagens vindas da cabeça, desregulando as coisas embaixo. Virgem é regido pelo mental Mercúrio, que neste signo de terra procura se expressar com metódica precisão e alta discriminação. Rigor excessivo, ansiedade, crítica e controle em demasia podem resultar em corrosões e uma variada gama de distúrbios intestinais.

Ok, o jeito é relaxar sem deixar de ser cuidadoso. E Virgem tem uma vida inteira para achar esse equilíbrio.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros