Gilmar Marcílio lança seu sétimo livro, "A Elegância do Silêncio", nesta quinta, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura13/09/2018 | 08h00Atualizada em 13/09/2018 | 08h00

Gilmar Marcílio lança seu sétimo livro, "A Elegância do Silêncio", nesta quinta, em Caxias do Sul

Obra reúne seleção crônicas publicadas pelo filósofo no Pioneiro nos últimos anos

Gilmar Marcílio lança seu sétimo livro, "A Elegância do Silêncio", nesta quinta, em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Da varanda da casa em São Virgílio da 6ª Légua, Marcílio reflete sobre a passagem do tempo e contempla o silêncio Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

"A ideia que tenho de felicidade sempre esteve ligada ao silêncio. Os anos de infância, passados em um sítio, despertaram em mim a vontade de contemplação. O musgo que lentamente vai abraçando uma planta, as despedidas líricas de cada crepúsculo, um córrego espelhando a lua. Cresci afastado dos ruídos, tecendo paisagens onde a lentidão parecia ser o ritmo natural da existência, a que todos se submetiam com discreta alegria. A rotina sem grandes novidades, mas envolta em delicadezas não catalogadas, dispensava-me de saber as notícias do mundo".

Impresso na abertura do sétimo livro do filósofo e escritor Gilmar Marcílio, o trecho acima revela um traço importante da personalidade do autor. Avesso à exposição excessiva, Marcílio fez do sítio onde mora, em São Virgílio da 6ª Légua, seu refúgio. Cercada de verde, a residência, localizada a 10 quilômetros do centro de Caxias do Sul, é uma espécie de retiro, de onde ele busca inspiração para os textos que publica ininterruptamente há 20 anos em jornais da cidade, sendo os últimos 17 no Pioneiro. Para marcar essas duas décadas, Marcílio lança nesta quinta-feira A Elegância do Silêncio, que reúne uma coletânea de crônicas produzidas ao longo dos últimos anos.

— Aqui a fruição do tempo é diferente. A gente observa muito mais a passagem das estações. A melhor virtude é a gente conseguir encontrar prazer sem estímulos externos, a natureza me dá muito esse exercício de pensar como as coisas estão bem e aprender que dores, perdas, frustrações e momentos de melancolia fazem parte — reflete.

Embora não estejam divididos em capítulos, os mais de 60 textos convergem para temas que vão desde a observação do ritmo do tempo, marcado pelos ciclos e pelas cores dos dias, à velocidade frenética e hostil da atualidade em que estamos submersos e tudo o que isso acarreta, como consumo intenso e ostentação. Tudo amarrado por um aparato tecnológico ao qual a sociedade tornou-se cada vez mais dependente.

— Me permito não ter nenhuma rede social porque sou muito movido pela modulação da voz. Gosto da conversa. E ao não ter nenhuma rede social, leio todos os livros que quero ler e vejo todos os filmes que quero ver porque não fico preso a uma tela. Sou um alienado feliz! — sentencia.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 12/09/2018 - O filósofo e escritor Gilmar Marcílio lança o livro a elegância do silêncio. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
O escritor e os mascotes Mila, Fred e LiliFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Admirador do budismo e leitor da Bíblia "literariamente, não religiosamente", considera A Elegância do Silêncio seu livro mais aquietado. Isso porque ao longo do tempo procurou entrar menos em temas polêmicos e mais em questões cotidianas, como o comportamento dos casais e a construção das amizades.

— Cada vez mais me interesso em ser menos polêmico e a fazer menos citações. É a minha voz que está presente. Quero que o leitor caminhe comigo — afirma, listando nomes como Sêneca, Marco Aurélio e Montaigne entre os que admira e lê. — Gosto dessa ideia de viver copiando exemplos.

Agende-se
:: O quê:
lançamento do livro A Elegância do Silêncio, de Gilmar Marcílio.
:: Quando: hoje, das 17h às 22h.
:: Onde: Censi Fisa Boutique (Rua Guerino Sanvitto, 795, Villagio Iguatemi, Caxias).
:: Quanto: entrada franca.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 12/09/2018 - O filósofo e escritor Gilmar Marcílio lança o livro a elegância do silêncio. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A obra
A Elegância do Silêncio (selo Modelo de Nuvem, Ed. Belas Letras).
224 páginas.
R$ 39,90.
O livro também será autografado no dia 30, às 18h, durante a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul..

Leia também
3por4: "Amora", de Natalia Borges Polesso ganhará versão em inglês
Escritora Jocelaine Silva lança "Semeando Valores 2" nesta quinta, em Caxias
Pedro Guerra autografa "As lágrimas que não chorei" nesta sexta, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros