Fábio Panone Lopes é convidado a participar do 21° Festival Lusofonia, na China - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Arte24/09/2018 | 07h00Atualizada em 24/09/2018 | 07h00

Fábio Panone Lopes é convidado a participar do 21° Festival Lusofonia, na China

Em Macau, grafiteiro caxiense irá customizar o estande do Brasil no evento

Fábio Panone Lopes é convidado a participar do 21° Festival Lusofonia, na China Lucas Souza Fagundes/divulgação
Panone (ao centro, de preto, em pé) se uniu a uma turma de artistas para comemorar Foto: Lucas Souza Fagundes / divulgação

Fábio Panone Lopes vai mais uma vez levar a arte brasileira para o Exterior. Desta vez, o grafiteiro caxiense mostrará sua arte em Macau, uma das regiões administrativas da China e que foi colonizada por portugueses a partir do século 16. Por lá, Panone participará do 21º Festival Lusofonia, evento organizado pelo Instituto Cultural e pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. O artista foi convidado a grafitar o estande do Brasil no festival, que ocorre de 19 a 21 de outubro.

– Estou muito feliz de poder representar o nosso país por lá. O pessoal da organização viu meu trabalho e me convidou. Agora estou na expectativa – revela o artista.

Realizado anualmente, o Lusofonia é uma festa popular que atrai a participação, além de moradores de Macau e de países de língua portuguesa, visitantes de outras regiões chinesas e de outros países. Atualmente, há 10 comunidades lusófonas residentes em Macau: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Portugal, São Tomé e  Príncipe e Timor Leste. Panone, com mais de 18 anos na arte do grafite, planeja ficar durante um mês e meio circulando pela Ásia, viajando e conhecendo a cultura de lá.

Leia mais
Fábio Panone Lopes leva o grafite de Caxias do Sul para a Europa
Brigada Militar de Caxias inaugura praça com grafite na sede do batalhão
3por4: Artista caxiense assina ilustrações em nova linha de pranchas de Gabriel O Pensador
3por4: Grafiteiro Fábio Panone Lopes participa de projeto em Miami
3por4: Artista caxiense Fábio Panone Lopes lança galeria virtual de obras
3por4: Caxiense assina painel de cinco andares exposto em Chicago

No clima da viagem e para comemorar a seleção para participar do festival, ele arma uma festa nesta quinta-feira em Caxias do Sul unindo a trilogia moda, arte e música. O “aquece” para a trip será no Soulshi Fabbrica, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, com o DJ Deeley e coreografias de dança com Thiago Roque e Dennis Oliveira. 

A moda estará representada pelos modelos Lo Yu Chen, Ariela Martins e Lyo. A maquiadora Ana Marchioro completa a lista de atrações da noite. Ela estará na festa maquiando quem quiser fazer uma make oriental na hora.

Há dois anos, o grafiteiro caxiense passou uma temporada de dois meses na Europa participando de festivais de arte na Itália, França e Alemanha. Em Roma, inclusive,  Panone realizou ações sociais com refugiados e pintou o acesso ao edifício onde eles moravam.

Programe-se
::
O quê: happy hour Oriental Guardian.
:: Quando: quinta-feira, às 20h.
:: Onde: SoulShi - Fabbrica (Rua Nelson Dimas de Oliveira, 11, sala 2, bairro Nossa Senhora de Lourdes), em Caxias do Sul.
:: Quanto: entrada franca.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros