Escritora Jocelaine Silva lança "Semeando Valores 2" nesta quinta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura12/09/2018 | 09h00Atualizada em 12/09/2018 | 09h00

Escritora Jocelaine Silva lança "Semeando Valores 2" nesta quinta, em Caxias

Coletânea formada por cinco livros busca ajudar na formação de crianças de todas as idades

Escritora Jocelaine Silva lança "Semeando Valores 2" nesta quinta, em Caxias reprodução/reprodução
Foto: reprodução / reprodução

Depois da boa aceitação dos pequenos em Semeando Valores, lançado em 2015, Jocelaine Machado da Silva se debruça novamente na literatura infantil e lança a segunda edição da coletânea. A ideia, de acordo com a autora, é ajudar na formação das crianças levando em conta aprendizados como o respeito à natureza, ao próximo e a compreensão da diversidade. Com linguagem simples e cotidiana, as histórias foram construídas com frases curtas e enriquecidas com ilustrações. A coleção completa tem cinco livros, cada um com uma abordagem e todos ilustrados por Karen Basso: Matilda, a Aranha, Gatinho Preto, Vovó, Vovozinha,Vovozona - Vovô, Vovozinho, Vovozão, Vovó Fashion, Bullying não é Brincadeira. O lançamento será nesta quinta-feira, às 19h30min, em Caxias.

— Senti necessidade de fazer a segunda coletânea porque estamos em um tempo em que se vê muita violência, muito desprezo, pessoas que não sabem se colocar no lugar do outro. Tudo isso parece que está mais forte. Por isso há a necessidade de trabalhar com os valores. É uma maneira de retomar esses temas importantes em sala de aula. Quando as crianças ouvem histórias passam a visualizar de forma mais clara os sentimentos que têm em relação ao mundo — afirma a autora, explicando ainda que a obra é indicada para todas as idades.

Jocelaine acredita que as histórias de Semeando Valores 2 ajudam a sensibilizar as crianças, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e a construção do seu conhecimento. A coletânea, inclusive, pode e deve ser utilizada por professores para trabalhar questões como preconceito e diversidade:

— Como sou professora e estou todos os dias em sala de aula, acabo vendo alunos que se queixam por serem ofendidos. Justamente por isso resolvi colocar o assunto no livro Bullying não é Brincadeira. Eu tento mostrar que apelidos podem ser legais, mas ofensa não é brincadeira. Existe uma diferença entre as duas coisas. Então a história se passa numa sala de aula, onde algumas crianças se queixam de sofrer bullying e a professora passa a adotar estratégias para amenizar a situação.

A primeira edição
Semeando Valores também é um box e tem os títulos: O Pintinho Diferente, Você é Como é, Um Peixinho me Ensinou a Cuidar da Natureza, A Abelhinha Abelhuda e O Caso da Moedinha Perdida.

PROGRAME-SE
O quê:
lançamento da coletânea Semeando Valores 2, de Jocelaine Silva.
Quando: amanhã, às 19h30min.
Onde: Sindiserv (Rua Carlos Giesen, 1217), em Caxias.
Quanto: o box com os cinco livros estará à venda por R$ 40.
Informações: pelo telefone (54) 99137-2755.

Leia também:
Paulo Ribeiro lança novo romance nesta sexta, em Caxias
Baseada em observações do ser humano, mostra de Marina Rombaldi abre nesta quarta no Alouca Café, em Caxias do Sul
3por4: Marinês Busetti ministra oficina de xilogravura a partir deste sábado, em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros