Da Guedes é convidado da 910 Block Party, festa gratuita que agita Bento neste domingo  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Hip Hop07/09/2018 | 08h25

Da Guedes é convidado da 910 Block Party, festa gratuita que agita Bento neste domingo 

Festa tem realização da Nesta Panos

Da Guedes é convidado da 910 Block Party, festa gratuita que agita Bento neste domingo  Omar Freitas/Agencia RBS
Rapper Nitro Di, do grupo Da Guedes Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Berço do movimento hip hop, o bairro do Bronx (em Nova York) viu essa manifestação cultural crescer em festas ao ar livre, que fechavam quarteirões e reuniam gente interessada em música, dança e diversão. Um encontro programado para agitar Bento Gonçalves neste domingo surge com a intenção de homenagear as origens do movimento, divulgando suas diferentes linguagens de forma plural e inclusiva. A primeira edição da 910 Block Party vai integrar música, dança, arte e workshops na Rua Coberta (ao lado da Fundação Casa das Artes), a partir das 15h. 

– Esse show vai ser especial, o hip hop começou nesse formato, na rua, rolava uns jogos de basquete, essa socialização. Para a gente também vai ser importante ter contato com os outros artistas que estarão por lá, e com o público, já que faz tempo que não nos apresentamos em Bento – comenta o MC Nitro Di, um dos fundadores do grupo Da Guedes, principal atração da festa.

Viabilizado por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, a festa tem realização da Nesta Panos, reconhecida apoiadora do movimento hip hop na Serra que realiza a Battle In The Cypher (programação dedicada principalmente ao universo da dança) há quase uma década na cidade. Um dos organizadores do encontro deste domingo, Pedro Ramon Festa, explica que a ideia é seguir trabalhando na formação de público, mas também incluir uma galera que é fã de hip hop e já não frequenta com tanto as baladas noturnas.

– Pensamos na ideia de abranger um público mais maduro, que possa curtir um show legal no domingão de tarde. Assim também pensamos no Da Guedes como atração, que foi um grupo que estourou no final dos anos 1990 e vem de encontro a esse público. Muita gente descobriu o hip hop escutando o Da Guedes na rádio – justifica Pedro.

DaGuedes
Foto: True Design / Divulgação

De fato, há 20 anos na estrada, o Da Guedes consegue conversar bem com diferentes gerações de fãs do hip hop, agregando sua mensagem social a um clima de descontração muito bem-vindo no movimento. 

– Acho que a gente conseguiu manter a postura e a atitude do rap mesmo com parcerias com gravadoras. Fomos os primeiros do gênero aqui no Rio Grande do Sul a ganhar destaque nacional, e essa representação sempre foi uma grande responsabilidade para nós – comenta Nitro Di.

Com um hiato no lançamento de discos – o último foi Da Guedes Acústico, de 2008 –, o grupo está atualmente parado nas produções.

– Está difícil de produzir novas músicas juntos. Nestes shows (como o de Bento), a gente se reúne para matar a saudade do público mesmo, vamos tocar todos os clássicos – adianta o MC, sobre sucessos como Dr. Destino, Bem Nessa e Minha Cultura.

Além de todas as atrações culturais que estarão disponíveis na 910 Block Party, participar da festa também é uma maneira de incluir-se no que o Fundo Municipal de Cultura oferece à cidade.   

– É importante que o público consiga enxergar onde está indo esse dinheiro, às vezes as pessoas acham que vai só para artistas, mas é usado também numa forma de dinamizar a produção local. As pessoas gostam de cultura, mas não têm o hábito de usufruir do aparelho cultural.

PROGRAME-SE

O quê: 910 Block Party, com show do Da Guedes.
Quando: neste domingo, a partir das 15h.    
Onde: Rua Coberta de Bento Gonçalves.
Quanto: entrada franca.

Atrações

Além do grupo Da Guedes, a festa reúne ainda Lusco Fusco, DJ Bugz, DJ Zion, MC Déh e BDL Gang. Haverá também workshop de bottons, Expo Coolture Trip, Live Tatto, Live Paint Graffiti, competições de breaking, Best Trick Skate e food trucks.

Leia também
3por4: Bazar do Vinil ocorre neste sábado, em Canela
3por4: Museu Egípcio Itinerante é novidade no 2º andar do Bourbon San Pellegrino 
3por4: Lisana Bertussi lança livro "Uma Fresta no Sótão"
Agenda: Marcelo Gross apresenta turnê "Chumbo e Pluma" nesta sexta, em Bento

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros